Sementes na terra: educação, juventude, agricultura familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1833 |
Resumo: | A presente dissertação trata da investigação realizada na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, com jovens que vivenciaram o Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra o qual objetivou atuar como fator de permanência desses sujeitos na Agricultura Familiar. A investigação se propôs perceber os impactos desse processo de formação, discutindo as relações estabelecidas entre a educação do campo e a sucessão hereditária na Agricultura Familiar. A pesquisa empírica amparou-se em questionários, entrevistas e na análise de documentos do Projeto CSJR, analisando os dados coletados à luz do referencial teórico da Educação Popular do Campo e, em especial, no pensamento de Paulo Freire, Peter McLaren, Miguel Arroyo, Álvaro Vieira Pinto e outros autores que comungam a ideia de uma educação emancipatória e diferenciada para os sujeitos do campo. Os resultados da pesquisa apontam a relevância da sucessão hereditária para a reprodução da Agricultura Familiar e para a importância deste segmento como sujeito social que desempenha um significativo papel na produção de alimentos e na soberania alimentar do país. Nessa perspectiva, assume centralidade a Educação Popular a ser assumida nos processos educativos escolares, ou não-escolares, como ferramenta de transformação se construída a partir dos sonhos e projetos daqueles/as que a vivenciam. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSementes na terra: educação, juventude, agricultura familiar2013-11-0420112013-11-04T11:36:32Z2013-11-04T11:36:32ZA presente dissertação trata da investigação realizada na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, com jovens que vivenciaram o Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra o qual objetivou atuar como fator de permanência desses sujeitos na Agricultura Familiar. A investigação se propôs perceber os impactos desse processo de formação, discutindo as relações estabelecidas entre a educação do campo e a sucessão hereditária na Agricultura Familiar. A pesquisa empírica amparou-se em questionários, entrevistas e na análise de documentos do Projeto CSJR, analisando os dados coletados à luz do referencial teórico da Educação Popular do Campo e, em especial, no pensamento de Paulo Freire, Peter McLaren, Miguel Arroyo, Álvaro Vieira Pinto e outros autores que comungam a ideia de uma educação emancipatória e diferenciada para os sujeitos do campo. Os resultados da pesquisa apontam a relevância da sucessão hereditária para a reprodução da Agricultura Familiar e para a importância deste segmento como sujeito social que desempenha um significativo papel na produção de alimentos e na soberania alimentar do país. Nessa perspectiva, assume centralidade a Educação Popular a ser assumida nos processos educativos escolares, ou não-escolares, como ferramenta de transformação se construída a partir dos sonhos e projetos daqueles/as que a vivenciam.92 f.Educação no campoJuventudeAgricultura familiarEducaçãoEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1833DMD_hdl_123456789/1833Mendes, Débora Mateporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessD%c3%a9bora%20Mate%20Mendes.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1833/1/D%c3%a9bora%20Mate%20Mendes.pdfapplication/pdf1107384http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1833/1/D%c3%a9bora%20Mate%20Mendes.pdf2d5e5b5bd45d84f86cf04472101e4a8dMD5123456789_1833_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com - |
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A presente dissertação trata da investigação realizada na região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, com jovens que vivenciaram o Consórcio Social da Juventude Rural - Sementes na Terra o qual objetivou atuar como fator de permanência desses sujeitos na Agricultura Familiar. A investigação se propôs perceber os impactos desse processo de formação, discutindo as relações estabelecidas entre a educação do campo e a sucessão hereditária na Agricultura Familiar. A pesquisa empírica amparou-se em questionários, entrevistas e na análise de documentos do Projeto CSJR, analisando os dados coletados à luz do referencial teórico da Educação Popular do Campo e, em especial, no pensamento de Paulo Freire, Peter McLaren, Miguel Arroyo, Álvaro Vieira Pinto e outros autores que comungam a ideia de uma educação emancipatória e diferenciada para os sujeitos do campo. Os resultados da pesquisa apontam a relevância da sucessão hereditária para a reprodução da Agricultura Familiar e para a importância deste segmento como sujeito social que desempenha um significativo papel na produção de alimentos e na soberania alimentar do país. Nessa perspectiva, assume centralidade a Educação Popular a ser assumida nos processos educativos escolares, ou não-escolares, como ferramenta de transformação se construída a partir dos sonhos e projetos daqueles/as que a vivenciam. |
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