Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonazza, Caroline Ceretta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502
Resumo: Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico.
id UNIJ_ee8edceea8dcfecce8518041158609ad
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5502
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPresença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares2018-12-0520162018-12-05T17:19:20Z2018-12-05T17:19:20ZAtualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico.54 f.Ciências da saúde.Educação física.Adolescentes.Imagem corporal.Atividade Física.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502DMD_hdl_123456789/5502Bonazza, Caroline Cerettaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaroline%20Ceretta%20Bonazza.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5502/1/Caroline%20Ceretta%20Bonazza.pdfapplication/pdf586476http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5502/1/Caroline%20Ceretta%20Bonazza.pdf34a53503334f12c988823b004b4a5f34MD5123456789_5502_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
title Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
spellingShingle Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
Bonazza, Caroline Ceretta
Ciências da saúde.
Educação física.
Adolescentes.
Imagem corporal.
Atividade Física.
title_short Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
title_full Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
title_fullStr Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
title_full_unstemmed Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
title_sort Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
author Bonazza, Caroline Ceretta
author_facet Bonazza, Caroline Ceretta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonazza, Caroline Ceretta
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Educação física.
Adolescentes.
Imagem corporal.
Atividade Física.
topic Ciências da saúde.
Educação física.
Adolescentes.
Imagem corporal.
Atividade Física.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico.
54 f.
description Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-12-05T17:19:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T17:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502
DMD_hdl_123456789/5502
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105793679360