Presença de distúrbio da imagem corporal, estado nutricional e nível de atividade física de escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5502 |
Resumo: | Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico. |
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Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico. 54 f. |
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Atualmente a imagem corporal vem se tornando uma constante preocupação para a sociedade, tendo em vista que a população em geral busca cada vez mais a boa forma física, o que interfere diretamente na autoestima. A mídia e a cultura da sociedade têm influência nos comportamentos dos corpos, de como ser, agir e se comportar. Na adolescência há uma maior cobrança por parte de colegas, dos familiares, bem como, dos próprios adolescentes, que acabam sendo muitas vezes o centro de críticas que reflete em isolamento social. Dentro das escolas é possível diagnosticar comportamentos inadequados, que podem acarretar em complexos com a sua imagem corporal, além de repassar informações sobre a aceitação do seu corpo, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, que podem contribuir com a sua psicológica dos escolares. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar a imagem corporal de escolares e verificar a relação com o estado nutricional e o nível de atividade física. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, transversal, descritiva, que teve como amostra 56 escolares da rede pública no Município de Tucunduva/RS. Os adolescentes preencheram três questionários: A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), para avaliar as variáveis demográficas, sociais e nível de atividade física, utilização do questionário de escala de silhuetas, para analisar a percepção da imagem corporal e o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) referente à relação da aparência, após foram submetidos à pesagem e metragem corporal individual para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A partir da análise dos dados pôde-se perceber a presença leve e moderado do distúrbio da imagem corporal no sexo feminino, entretanto o sexo masculino sente-se mais satisfeito com seu próprio corpo, no índice de massa corporal não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos. Os escolares classificaram-se em inativos, pois não atingiram o tempo necessário gasto para as práticas de atividades físicas de acordo com sua faixa etária e houve correlação entre IMC e distúrbio da imagem corporal, quanto maior o IMC maior é a possível presença da insatisfação corporal. A partir dos dados é possível concluir que a inatividade física é preocupante, tendo em vista que muitas doenças e problemas de saúde podem ser evitados e/ou amenizados através da prática regular de atividades físicas desde a infância até a vida adulta. Ainda, destaca-se o papel da escola na formação das crianças e adolescentes, sendo a principal incentivadora para um estilo de vida mais ativo, podendo apropriar-se de uma Educação Física Escolar inovadora e assim, contribuir para hábitos e um estilo de vida mais saudável e ativo por toda a vida. Sendo assim, conclui-se que a prática regular de atividade física é a grande aliada para evitar um estado nutricional elevado que vai implicar na imagem corporal podendo desencadear algum distúrbio da imagem corporal, bem como ela irá proporcionar benefícios em diferentes aspectos como mental, social e físico. |
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