Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roger Wociechoski de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1723
Resumo: O presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes.
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47 f.
description O presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes.
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