Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1723 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes. |
id |
UNIJ_eeab45fc0bc6f3057206fe9f1fc8f1ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1723 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMetodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 169492013-08-0720132013-08-07T12:23:07Z2013-08-07T12:23:07ZO presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes.47 f.Requisitos de clientesGestão de requisitos automotivosFoco e satisfação do clienteEngenharia mecânicaEngenhariahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1723DMD_hdl_123456789/1723Oliveira, Roger Wociechoski deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessImplanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Implanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdf.txttext/plain75247http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1723/3/Implanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdf.txtdb5b7099176761f4e7b076138f27e14eMD5123456789_1723_3Implanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Implanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdfapplication/pdf2603056http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1723/1/Implanta%c3%a7%c3%a3o_Requisitos_Clientes_Roger_Oliveira.pdf3c3eb4368ac2c3b46803be917246e45fMD5123456789_1723_12019-01-21T12:44:01Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
title |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
spellingShingle |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 Oliveira, Roger Wociechoski de Requisitos de clientes Gestão de requisitos automotivos Foco e satisfação do cliente Engenharia mecânica Engenharia |
title_short |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
title_full |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
title_fullStr |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
title_full_unstemmed |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
title_sort |
Metodologia de avaliação do atendimento a requisitos de clientes em uma empresa metal mecânica do setor automotivo com certificação ISO/TS 16949 |
author |
Oliveira, Roger Wociechoski de |
author_facet |
Oliveira, Roger Wociechoski de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Roger Wociechoski de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Requisitos de clientes Gestão de requisitos automotivos Foco e satisfação do cliente Engenharia mecânica Engenharia |
topic |
Requisitos de clientes Gestão de requisitos automotivos Foco e satisfação do cliente Engenharia mecânica Engenharia |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes. 47 f. |
description |
O presente trabalho apresenta o processo de implementação e gestão de requisitos específicos de clientes voltados a indústria automotiva, mais especificamente em uma empresa fornecedora de peças e para carros, caminhonetas, caminhões e ônibus, possuindo esta, operações de estampagem, usinagem, solda e tratamento de superfície e certificação ISO 14001, ISO 9001 e ISO/TS 16949. Os requisitos específicos são fundamentais para a boa condução dos negócios em empresas deste ramo e seu atendimento representa a plena satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido. A gestão dos requisitos inclui a implementação, procedimentação e monitoramento, através de ferramentas de gestão da qualidade como indicadores, auditorias, planos de ações, organogramas, etc. Como serão demonstrados no decorrer do desenvolvimento. Toda essa estrutura é exigida pelas normas de certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949, normas de qualidade necessária para fornecimento de peças e serviços ao mercado automotivo. Inicialmente é demonstrada a importância da qualidade no produto e no processo produtivo, reforçado pela opinião dos principais nomes da gestão da qualidade. Mostraremos ainda, o comportamento e evolução do mercado nos últimos anos levando em consideração as exigências e o foco nos clientes mencionados nas normas de certificação. No estudo de caso são utilizadas as ferramentas da qualidade, começando com um planejamento através do ciclo de Shewart ou ciclo PDCA como é comumente chamado, implementação de indicadores, auditorias de qualidade e outras ferramentas de auxílio na gestão de qualidade. Ao final temos a metodologia e os resultados onde demonstraremos a estratégia de gestão desenvolvida na empresa e seu desdobramento que inclui mas não limitando-se a implementação, estruturação e o monitoramento até seu pleno funcionamento a ponto de ser auditada pelo órgão certificador, implicando credibilidade da empresa frente aos clientes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2013-08-07T12:23:07Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-07T12:23:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1723 DMD_hdl_123456789/1723 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1723 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
text/plain application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413708997787648 |