Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verri, Diego dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079
Resumo: A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito.
id UNIJ_efa039a2a313b1abccfe45968bc9a443
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6079
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito2019-07-2520192019-07-25T19:55:56Z2019-07-25T19:55:56ZA presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito.84 f.Ciências humanas.Educação.Educação escolar em tempo integral.Currículo.Cidadania.Educação Integral.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079DMD_hdl_123456789/6079Verri, Diego dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiego%20dos%20Santos%20Verri.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6079/1/Diego%20dos%20Santos%20Verri.pdfapplication/pdf1320901http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6079/1/Diego%20dos%20Santos%20Verri.pdf3094126945cfb5b7aeff5d082909c176MD5123456789_6079_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
title Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
spellingShingle Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
Verri, Diego dos Santos
Ciências humanas.
Educação.
Educação escolar em tempo integral.
Currículo.
Cidadania.
Educação Integral.
title_short Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
title_full Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
title_fullStr Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
title_full_unstemmed Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
title_sort Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
author Verri, Diego dos Santos
author_facet Verri, Diego dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verri, Diego dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Educação escolar em tempo integral.
Currículo.
Cidadania.
Educação Integral.
topic Ciências humanas.
Educação.
Educação escolar em tempo integral.
Currículo.
Cidadania.
Educação Integral.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito.
84 f.
description A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-25
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-07-25T19:55:56Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T19:55:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079
DMD_hdl_123456789/6079
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640274697438363648