Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito. |
id |
UNIJ_efa039a2a313b1abccfe45968bc9a443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6079 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito2019-07-2520192019-07-25T19:55:56Z2019-07-25T19:55:56ZA presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito.84 f.Ciências humanas.Educação.Educação escolar em tempo integral.Currículo.Cidadania.Educação Integral.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079DMD_hdl_123456789/6079Verri, Diego dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiego%20dos%20Santos%20Verri.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6079/1/Diego%20dos%20Santos%20Verri.pdfapplication/pdf1320901http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6079/1/Diego%20dos%20Santos%20Verri.pdf3094126945cfb5b7aeff5d082909c176MD5123456789_6079_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
title |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
spellingShingle |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito Verri, Diego dos Santos Ciências humanas. Educação. Educação escolar em tempo integral. Currículo. Cidadania. Educação Integral. |
title_short |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
title_full |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
title_fullStr |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
title_full_unstemmed |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
title_sort |
Educação escolar em tempo integral: ampliação da jornada como estratégia de significação do tempo do sujeito |
author |
Verri, Diego dos Santos |
author_facet |
Verri, Diego dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verri, Diego dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Educação escolar em tempo integral. Currículo. Cidadania. Educação Integral. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Educação escolar em tempo integral. Currículo. Cidadania. Educação Integral. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito. 84 f. |
description |
A presente pesquisa analisa as propostas estabelecidas em âmbito nacional e local no que diz respeito à implantação da educação escolar em tempo integral. Consiste também, em investigar os modos de construção das propostas de educação escolar em tempo integral e o impacto destas, no cotidiano dos educandos, educadores e comunidade. Assim, o objetivo é analisar o contexto histórico da educação integral no Brasil e a proposta de ensino em tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fogliatto em Ijuí/RS na perspectiva dos educandos, educadores e comunidade para identificar e compreender os impactos, desta educação, na formação dos sujeitos. Neste sentido, duas formas básicas de investigação foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica (jornais, livros, revistas, periódicos, artigos e legislação referente ao tema) e a busca de dados no campo empírico através de entrevistas com cinco educadores, cinco educandos e cinco membros da comunidade. O método de análise orientou-se pela sistematização de experiências com base em Holliday que destaca cinco passos: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a reflexão de fundo e os pontos de chegada como caminho metodológico de análise dos dados. A pesquisa está pautada em referenciais teóricos e contribuições de autores como Guará (2006), Gadotti (2009), Cavalieri (2012). Assim, constatamos que a busca por uma proposta de tempo Integral na escola pública pode contribuir para o estabelecimento de um currículo integralizado, pois favorece a formação de sujeitos capazes de agir em âmbito da cidadania e de reconhecer seu papel na sociedade democrática de direito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-07-25T19:55:56Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-25T19:55:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079 DMD_hdl_123456789/6079 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6079 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1640274697438363648 |