Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziegler, Mateus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4129
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação da opinião pública com os possíveis efeitos biológicos decorrentes da interação entre os seres humanos e os campos eletromagnéticos, tem crescido exponencialmente. Tal preocupação tem fundamento na medida que a partir da metade do século XX redes de transmissão, distribuição e equipamentos de alta potência passaram a fazer parte da arquitetura de praticamente todas as cidades. O questionamento acerca da possibilidade de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa (faixa de frequência compreendida entre 3 Hz e 3 KHz produzidos por linhas de energia, passou a ser levado em consideração quando relatos de pessoas que moravam nas proximidades destas linhas apresentaram doenças que por ventura poderiam ter relação com o convívio com estas. Sendo assim, na década de setenta estudos começaram a ser realizados buscando sanar tais preocupações e delimitar regiões possivelmente perigosas para a exposição aos campos eletromagnéticos. Este estudo busca demonstrar métodos e efeitos de interação de campos eletromagnéticos, gerados por linhas de transmissão, com o corpo humano, trazendo à tona metodologias de cálculo, limites e diretrizes de segurança e regulamentos técnicos acerca de áreas próximas das linhas em questão. É abordado um caso real, de linhas de transmissão instaladas em localidade urbana próxima a uma residência. Dentro deste são confrontadas as normas em vigor no pais, para que seja feito um estudo acerca dos possíveis riscos que a população inserida nestes ambientes possa estar correndo.
id UNIJ_f227427a51a6e5d900b4faedd7b08646
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4129
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPerturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível2017-06-2120162017-06-21T16:58:18Z2017-06-21T16:58:18ZNos últimos anos, a preocupação da opinião pública com os possíveis efeitos biológicos decorrentes da interação entre os seres humanos e os campos eletromagnéticos, tem crescido exponencialmente. Tal preocupação tem fundamento na medida que a partir da metade do século XX redes de transmissão, distribuição e equipamentos de alta potência passaram a fazer parte da arquitetura de praticamente todas as cidades. O questionamento acerca da possibilidade de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa (faixa de frequência compreendida entre 3 Hz e 3 KHz produzidos por linhas de energia, passou a ser levado em consideração quando relatos de pessoas que moravam nas proximidades destas linhas apresentaram doenças que por ventura poderiam ter relação com o convívio com estas. Sendo assim, na década de setenta estudos começaram a ser realizados buscando sanar tais preocupações e delimitar regiões possivelmente perigosas para a exposição aos campos eletromagnéticos. Este estudo busca demonstrar métodos e efeitos de interação de campos eletromagnéticos, gerados por linhas de transmissão, com o corpo humano, trazendo à tona metodologias de cálculo, limites e diretrizes de segurança e regulamentos técnicos acerca de áreas próximas das linhas em questão. É abordado um caso real, de linhas de transmissão instaladas em localidade urbana próxima a uma residência. Dentro deste são confrontadas as normas em vigor no pais, para que seja feito um estudo acerca dos possíveis riscos que a população inserida nestes ambientes possa estar correndo.87 f.EngenhariasEngenharia ElétricaCampo eletromagnéticoLinhas de transmissãoEfeitos sob o corpo humanohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4129DMD_hdl_123456789/4129Ziegler, Mateusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMateus%20Ziegler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4129/1/Mateus%20Ziegler.pdfapplication/pdf2385790http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4129/1/Mateus%20Ziegler.pdf64e0c5bd95bdff3800c415a025e24958MD5123456789_4129_12019-01-21T12:45:18Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
title Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
spellingShingle Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
Ziegler, Mateus
Engenharias
Engenharia Elétrica
Campo eletromagnético
Linhas de transmissão
Efeitos sob o corpo humano
title_short Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
title_full Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
title_fullStr Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
title_full_unstemmed Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
title_sort Perturbações eletromagnéticas, uma poluição invisível
author Ziegler, Mateus
author_facet Ziegler, Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziegler, Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Elétrica
Campo eletromagnético
Linhas de transmissão
Efeitos sob o corpo humano
topic Engenharias
Engenharia Elétrica
Campo eletromagnético
Linhas de transmissão
Efeitos sob o corpo humano
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Nos últimos anos, a preocupação da opinião pública com os possíveis efeitos biológicos decorrentes da interação entre os seres humanos e os campos eletromagnéticos, tem crescido exponencialmente. Tal preocupação tem fundamento na medida que a partir da metade do século XX redes de transmissão, distribuição e equipamentos de alta potência passaram a fazer parte da arquitetura de praticamente todas as cidades. O questionamento acerca da possibilidade de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa (faixa de frequência compreendida entre 3 Hz e 3 KHz produzidos por linhas de energia, passou a ser levado em consideração quando relatos de pessoas que moravam nas proximidades destas linhas apresentaram doenças que por ventura poderiam ter relação com o convívio com estas. Sendo assim, na década de setenta estudos começaram a ser realizados buscando sanar tais preocupações e delimitar regiões possivelmente perigosas para a exposição aos campos eletromagnéticos. Este estudo busca demonstrar métodos e efeitos de interação de campos eletromagnéticos, gerados por linhas de transmissão, com o corpo humano, trazendo à tona metodologias de cálculo, limites e diretrizes de segurança e regulamentos técnicos acerca de áreas próximas das linhas em questão. É abordado um caso real, de linhas de transmissão instaladas em localidade urbana próxima a uma residência. Dentro deste são confrontadas as normas em vigor no pais, para que seja feito um estudo acerca dos possíveis riscos que a população inserida nestes ambientes possa estar correndo.
87 f.
description Nos últimos anos, a preocupação da opinião pública com os possíveis efeitos biológicos decorrentes da interação entre os seres humanos e os campos eletromagnéticos, tem crescido exponencialmente. Tal preocupação tem fundamento na medida que a partir da metade do século XX redes de transmissão, distribuição e equipamentos de alta potência passaram a fazer parte da arquitetura de praticamente todas as cidades. O questionamento acerca da possibilidade de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa (faixa de frequência compreendida entre 3 Hz e 3 KHz produzidos por linhas de energia, passou a ser levado em consideração quando relatos de pessoas que moravam nas proximidades destas linhas apresentaram doenças que por ventura poderiam ter relação com o convívio com estas. Sendo assim, na década de setenta estudos começaram a ser realizados buscando sanar tais preocupações e delimitar regiões possivelmente perigosas para a exposição aos campos eletromagnéticos. Este estudo busca demonstrar métodos e efeitos de interação de campos eletromagnéticos, gerados por linhas de transmissão, com o corpo humano, trazendo à tona metodologias de cálculo, limites e diretrizes de segurança e regulamentos técnicos acerca de áreas próximas das linhas em questão. É abordado um caso real, de linhas de transmissão instaladas em localidade urbana próxima a uma residência. Dentro deste são confrontadas as normas em vigor no pais, para que seja feito um estudo acerca dos possíveis riscos que a população inserida nestes ambientes possa estar correndo.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-06-21T16:58:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-21T16:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4129
DMD_hdl_123456789/4129
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4129
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415804782444544