O ensino da dança no ensino médio; reflexos de um estudo compartilhado entre arte e educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Emanuele Petry
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6501
Resumo: Os documentos oficiais que regem a educação brasileira vêm propondo mudanças profundas acerca do currículo e, portanto, das práticas pedagógicas na etapa do Ensino Médio, destacando a interdisciplinaridade e a contextualização como um elemento chave para o ensino-aprendizagem. Sendo assim, o presente estudo busca analisar a mudança de concepção de uma professora de Arte sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar a partir da experiência de planejamento compartilhado com a disciplina de Educação Física acerca do tema dança, conteúdo comum entre elas. Portanto, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, em que utilizamos a análise documental e o Diário de Bordo para realizar o planejamento. Os dados foram coletados através de dois questionários aplicados à professora de Arte um antes de iniciar o estudo compartilhado e o outro após a realização do estudo, à fim de identificar as considerações da professora sobre esta proposta de ensino baseada na interdisciplinaridade. Diante deste estudo, podemos constatar que a Dança não aparece no Plano de Área das Linguagens para a Arte e para a Educação Física. Entretanto, no Plano de Trabalho das professoras ela se faz presente como conteúdo escolar. Desta forma, a Interdisciplinaridade se coloca como desafio no contexto escolar, uma vez que os professores não possuem tempo suficiente para se reunir e planejar e as práticas pedagógicas impedem a proposta interdisciplinar na escola. Destacamos ainda que este estudo compartilhado trouxe ideias inovadoras para se pensar o ensino e que a professora de Arte apoia esta causa e vê a interdisciplinaridade como um método que pode dar certo se houver força de vontade e engajamento de todos os envolvidos.
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