Estudo de basaltos alterados para uso na estrutura de pavimento rodoviário de baixo tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Ros, Eneias Olandir
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2940
Resumo: A busca de materiais alternativos para a construção de rodovias vem ganhando espaço no meio acadêmico. Alguns materiais possuem restrições quanto ao seu uso em rodovias de maior tráfego, contudo, podem atender às solicitações de vias com fluxo reduzido de veículos. Esses materiais apresentam características muito importantes: custo baixo, pequenas distâncias de transporte. É estudo desta monografia o comportamento mecânico para emprego em pavimentação de basaltos alterados usados para a pavimentação primária de estradas do município de Nova Ramada/RS. Foi recolhido amostras de materiais de três jazidas, sendo denominadas de Formigueiro, Madeireira e Dois Portões, o desmonte ocorreu através de trator de esteiras e retroescavadeira. No estudo, analisaram-se a durabilidade e a deformabilidade. Foram realizados ensaios de abrasão Los Angeles e sanidade a sulfatos no Laboratório de Engenharia Civil da UFSM, para estes, foi necessária a britagem do material. Também foi realizado ensaios de compressão puntiforme no Laboratório de Engenharia Civil da Unijui, para este, manteve-se a granulometria da jazida. Aparentemente, as rochas coletadas de Formigueiro, apresentavam uma maior dureza, com grau de alteração menor, já as originadas da jazida de Dois portões apresentavam um grau de decomposição maior. O ensaio de abrasão Los Angeles identificou uma boa resistência mecânica dos três materiais, ao contrario da durabilidade do basalto na presença de sulfatos, que não atendeu as exigências, porém, segundo a bibliografia, este ensaio é considerado extremamente agressivo, reprovando em alguns casos, materiais bons, que poderiam ser usados no pavimento de rodovias com tráfego leve. Quanto ao ensaio de compressão puntiforme, o material estudado apresentou valores abaixo do esperado, podendo não ser valores que expressam a realidade da resistência do mesmo, em virtude de ter sido usado rochas com diâmetro maior que a bibliografia, sendo recomendado um novo estudo depois da britagem do basalto alterado.
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description A busca de materiais alternativos para a construção de rodovias vem ganhando espaço no meio acadêmico. Alguns materiais possuem restrições quanto ao seu uso em rodovias de maior tráfego, contudo, podem atender às solicitações de vias com fluxo reduzido de veículos. Esses materiais apresentam características muito importantes: custo baixo, pequenas distâncias de transporte. É estudo desta monografia o comportamento mecânico para emprego em pavimentação de basaltos alterados usados para a pavimentação primária de estradas do município de Nova Ramada/RS. Foi recolhido amostras de materiais de três jazidas, sendo denominadas de Formigueiro, Madeireira e Dois Portões, o desmonte ocorreu através de trator de esteiras e retroescavadeira. No estudo, analisaram-se a durabilidade e a deformabilidade. Foram realizados ensaios de abrasão Los Angeles e sanidade a sulfatos no Laboratório de Engenharia Civil da UFSM, para estes, foi necessária a britagem do material. Também foi realizado ensaios de compressão puntiforme no Laboratório de Engenharia Civil da Unijui, para este, manteve-se a granulometria da jazida. Aparentemente, as rochas coletadas de Formigueiro, apresentavam uma maior dureza, com grau de alteração menor, já as originadas da jazida de Dois portões apresentavam um grau de decomposição maior. O ensaio de abrasão Los Angeles identificou uma boa resistência mecânica dos três materiais, ao contrario da durabilidade do basalto na presença de sulfatos, que não atendeu as exigências, porém, segundo a bibliografia, este ensaio é considerado extremamente agressivo, reprovando em alguns casos, materiais bons, que poderiam ser usados no pavimento de rodovias com tráfego leve. Quanto ao ensaio de compressão puntiforme, o material estudado apresentou valores abaixo do esperado, podendo não ser valores que expressam a realidade da resistência do mesmo, em virtude de ter sido usado rochas com diâmetro maior que a bibliografia, sendo recomendado um novo estudo depois da britagem do basalto alterado.
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