Estudo de viabilidade técnica de um trator Agrícola Elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schein, Gabriel André
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6557
Resumo: Este trabalho acadêmico visa o estudo de viabilidade técnica para o desenvolvimento de um trator agrícola elétrico, utilizando como base um modelo de trator a diesel existente no mercado. Desenvolver um conceito de produção capaz de reduzir os custos fixos, aumentar a produção e ainda assim reduzir os impactos ambientais, tem levado inúmeras empresas a investir em pesquisas para o desenvolvimento de soluções capazes de entregar estes resultados. Dentro deste conceito entra o interesse em substituir a matriz energética de veículos agrícolas, que em sua grande maioria tem os motores alimentados por meio da combustão de óleo diesel oriundo do petróleo, que se trata de um recurso finito, o qual constantemente sofre variações no seu valor. A adição de energia elétrica como matriz energética para os veículos agrícolas, entra como alternativa sustentável para substituir o óleo diesel, a qual pode vir a ser gerada dentro da propriedade por meio de fontes renováveis, como biomassa, a energia solar e energia eólica. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou analisar a viabilidade técnica relacionada ao desenvolvimento de um trator agrícola elétrico. Optou-se pela utilização das características de um modelo de trator a diesel existente, onde foram extraídas informações técnicas como o torque e potência do motor, afim de estabelecer os requisitos necessários para o dimensionamento das principais alterações. Por meio da revisão bibliográfica e da análise das curvas de torque e potência, optou-se pela utilização de um motor de indução trifásico, dimensionado para atender os requisitos de equivalência dos veículos. Após é estabelecido o dimensionamento dos demais componentes de tração, como o inversor e o banco de baterias para a alimentação do conjunto. Ao final determinou-se pela viabilidade técnica através da análise dos resultados obtidos.
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