A formação de professores e a matemática no PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização. |
id |
UNILASALLE-2_020d3771e40aed45412f78890ce6c2ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/3953 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores e a matemática no PNAICEducaçãoFormação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPibid/CAPESPNPD/CAPESSilva, Danieli Cristina daArrais, Luciana LacanalloMoreira, Jani Alves da Silva2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/395310.18316/recc.v24i1.3953Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 155-1702236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/3953/892Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/3953Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
title |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
spellingShingle |
A formação de professores e a matemática no PNAIC Silva, Danieli Cristina da Educação Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). |
title_short |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
title_full |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
title_fullStr |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
title_full_unstemmed |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
title_sort |
A formação de professores e a matemática no PNAIC |
author |
Silva, Danieli Cristina da |
author_facet |
Silva, Danieli Cristina da Arrais, Luciana Lacanallo Moreira, Jani Alves da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Arrais, Luciana Lacanallo Moreira, Jani Alves da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pibid/CAPES PNPD/CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danieli Cristina da Arrais, Luciana Lacanallo Moreira, Jani Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). |
topic |
Educação Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953 10.18316/recc.v24i1.3953 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v24i1.3953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953/pdf https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/3953/892 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 155-170 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870277623808 |