A formação de professores e a matemática no PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danieli Cristina da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arrais, Luciana Lacanallo, Moreira, Jani Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.
id UNILASALLE-2_020d3771e40aed45412f78890ce6c2ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/3953
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A formação de professores e a matemática no PNAICEducaçãoFormação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPibid/CAPESPNPD/CAPESSilva, Danieli Cristina daArrais, Luciana LacanalloMoreira, Jani Alves da Silva2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/395310.18316/recc.v24i1.3953Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 155-1702236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/3953/892Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/3953Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores e a matemática no PNAIC
title A formação de professores e a matemática no PNAIC
spellingShingle A formação de professores e a matemática no PNAIC
Silva, Danieli Cristina da
Educação
Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
title_short A formação de professores e a matemática no PNAIC
title_full A formação de professores e a matemática no PNAIC
title_fullStr A formação de professores e a matemática no PNAIC
title_full_unstemmed A formação de professores e a matemática no PNAIC
title_sort A formação de professores e a matemática no PNAIC
author Silva, Danieli Cristina da
author_facet Silva, Danieli Cristina da
Arrais, Luciana Lacanallo
Moreira, Jani Alves da Silva
author_role author
author2 Arrais, Luciana Lacanallo
Moreira, Jani Alves da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pibid/CAPES
PNPD/CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danieli Cristina da
Arrais, Luciana Lacanallo
Moreira, Jani Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
topic Educação
Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953
10.18316/recc.v24i1.3953
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.3953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3953/pdf
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/downloadSuppFile/3953/892
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 155-170
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870277623808