Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10786 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar alguns traçados da história da educação e seus desdobramentos para consolidação da escola para todos e como obrigatória. Toma como lentes teóricas os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e outros autores que assumem a mesma perspectiva no campo educacional. O texto estranha a consolidação da escolarização obrigatória e todas as verdades que aí se encontram, desconfiando da invenção a respeito da sua necessidade e da sua garantia de direitos. A partir do estranhamento à história, talvez seja possível, enquanto professores, criarmos outros modos de habitar a escola. |
id |
UNILASALLE-2_08860b0e7de60e61914bace7f3cc8852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10786 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdadeEducaçãoEscolarização compulsóriaHistória da Educação.O presente artigo tem como objetivo analisar alguns traçados da história da educação e seus desdobramentos para consolidação da escola para todos e como obrigatória. Toma como lentes teóricas os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e outros autores que assumem a mesma perspectiva no campo educacional. O texto estranha a consolidação da escolarização obrigatória e todas as verdades que aí se encontram, desconfiando da invenção a respeito da sua necessidade e da sua garantia de direitos. A partir do estranhamento à história, talvez seja possível, enquanto professores, criarmos outros modos de habitar a escola.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1078610.18316/recc.v28i2.10786Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10786/4236Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessKroetz, KetlinHenning, Paula CorreaSchifino Ferraro, Jose Luis2023-10-20T18:00:33Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10786Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-20T18:00:33Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
title |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
spellingShingle |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade Kroetz, Ketlin Educação Escolarização compulsória História da Educação. |
title_short |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
title_full |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
title_fullStr |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
title_full_unstemmed |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
title_sort |
Escolarização Obrigatória: algumas condições para sua aparição enquanto valor de verdade |
author |
Kroetz, Ketlin |
author_facet |
Kroetz, Ketlin Henning, Paula Correa Schifino Ferraro, Jose Luis |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Paula Correa Schifino Ferraro, Jose Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kroetz, Ketlin Henning, Paula Correa Schifino Ferraro, Jose Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolarização compulsória História da Educação. |
topic |
Educação Escolarização compulsória História da Educação. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar alguns traçados da história da educação e seus desdobramentos para consolidação da escola para todos e como obrigatória. Toma como lentes teóricas os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e outros autores que assumem a mesma perspectiva no campo educacional. O texto estranha a consolidação da escolarização obrigatória e todas as verdades que aí se encontram, desconfiando da invenção a respeito da sua necessidade e da sua garantia de direitos. A partir do estranhamento à história, talvez seja possível, enquanto professores, criarmos outros modos de habitar a escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10786 10.18316/recc.v28i2.10786 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10786 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i2.10786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10786/4236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320148172800 |