Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliano de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bungenstab, Gabriel Carvalho, Moraes e Silva, Marcelo, Garcia, Rui Proença
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8575
Resumo: No presente texto temos como objetivo suscitar algumas reflexões e questões preliminares a respeito das interfaces existentes entre a formação para pesquisa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física e os usos da teoria social. Nesse percurso, inicialmente apontaremos algumas situações que nos parecem sensíveis no tocante ao modo como a teoria social tem sido acionada na área. Procuraremos desenvolver, em diálogo com a literatura teórica especializada, três situações ideais-típicas que, por hipótese, expressariam esses usos teóricos. Em seguida, traremos algumas questões para pensar o fazer científico em Educação Física à luz de uma reflexividade hermenêutica expandida e, na esteira dessa proposta, defenderemos um emprego mais dialógico das teorias como subpolítica formativa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil. Nesse sentido, concluímos que é preciso estar atento para questões que envolvem “os problemas de recepção teórica”, caso contrário, correremos o risco de mantermos não só posturas amedrontadas, mas também superficiais diante da teoria social.
id UNILASALLE-2_0897920c01afe8851fd6bc6e6d146ee8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8575
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científicaEducação FísicaTeoria SocialFormação científicaNo presente texto temos como objetivo suscitar algumas reflexões e questões preliminares a respeito das interfaces existentes entre a formação para pesquisa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física e os usos da teoria social. Nesse percurso, inicialmente apontaremos algumas situações que nos parecem sensíveis no tocante ao modo como a teoria social tem sido acionada na área. Procuraremos desenvolver, em diálogo com a literatura teórica especializada, três situações ideais-típicas que, por hipótese, expressariam esses usos teóricos. Em seguida, traremos algumas questões para pensar o fazer científico em Educação Física à luz de uma reflexividade hermenêutica expandida e, na esteira dessa proposta, defenderemos um emprego mais dialógico das teorias como subpolítica formativa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil. Nesse sentido, concluímos que é preciso estar atento para questões que envolvem “os problemas de recepção teórica”, caso contrário, correremos o risco de mantermos não só posturas amedrontadas, mas também superficiais diante da teoria social.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/857510.18316/recc.v27i2.8575Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8575/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliano deBungenstab, Gabriel CarvalhoMoraes e Silva, MarceloGarcia, Rui Proença2023-02-28T12:08:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8575Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
title Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
spellingShingle Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
Souza, Juliano de
Educação Física
Teoria Social
Formação científica
title_short Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
title_full Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
title_fullStr Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
title_full_unstemmed Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
title_sort Interfaces entre educação física e teoria social – reflexões e desafios para a formação científica
author Souza, Juliano de
author_facet Souza, Juliano de
Bungenstab, Gabriel Carvalho
Moraes e Silva, Marcelo
Garcia, Rui Proença
author_role author
author2 Bungenstab, Gabriel Carvalho
Moraes e Silva, Marcelo
Garcia, Rui Proença
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliano de
Bungenstab, Gabriel Carvalho
Moraes e Silva, Marcelo
Garcia, Rui Proença
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Teoria Social
Formação científica
topic Educação Física
Teoria Social
Formação científica
description No presente texto temos como objetivo suscitar algumas reflexões e questões preliminares a respeito das interfaces existentes entre a formação para pesquisa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física e os usos da teoria social. Nesse percurso, inicialmente apontaremos algumas situações que nos parecem sensíveis no tocante ao modo como a teoria social tem sido acionada na área. Procuraremos desenvolver, em diálogo com a literatura teórica especializada, três situações ideais-típicas que, por hipótese, expressariam esses usos teóricos. Em seguida, traremos algumas questões para pensar o fazer científico em Educação Física à luz de uma reflexividade hermenêutica expandida e, na esteira dessa proposta, defenderemos um emprego mais dialógico das teorias como subpolítica formativa no âmbito da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil. Nesse sentido, concluímos que é preciso estar atento para questões que envolvem “os problemas de recepção teórica”, caso contrário, correremos o risco de mantermos não só posturas amedrontadas, mas também superficiais diante da teoria social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8575
10.18316/recc.v27i2.8575
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8575
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i2.8575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8575/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320070578176