Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807 |
Resumo: | O fracasso escolar é um fenômeno que assola os sistemas educacionais mundo afora, dessa maneira, o objetivo deste estudo foi analisar a literatura no formato de artigos científicos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2016-2021, sobre o fenômeno do fracasso escolar. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura integrativa, composta por 53 artigos colhidos no Portal Periódicos CAPES, analisados via Análise de Conteúdo. Os dados extraídos possibilitaram a construção de cinco categorias, a saber: 1) A escola, 2) Fracasso escolar como projeto político, 3) Alunos que fracassam, 4) Professores, 5) Estratégias para lidar com o fracasso escolar. Os resultados discutiram a multicasualidade do fenômeno, mas a culpa por tal dinâmica ainda recai sobre o aluno e sua família, principalmente as famílias mais pobres. A escola, mesmo tendo sido democratizada às classes mais baixas, ainda não consegue incluir todos os alunos, além de que o fracasso escolar pode ser resultado da orientação neoliberal na educação. Concluímos que o enfrentamento ao fracasso escolar requer o comprometimento de toda a sociedade para que a educação ofertada nos sistemas de ensino não seja excludente e discriminatória. |
id |
UNILASALLE-2_1f44e3759d3b3cbd52e5b1d91d9e20b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9807 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021O fracasso escolar é um fenômeno que assola os sistemas educacionais mundo afora, dessa maneira, o objetivo deste estudo foi analisar a literatura no formato de artigos científicos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2016-2021, sobre o fenômeno do fracasso escolar. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura integrativa, composta por 53 artigos colhidos no Portal Periódicos CAPES, analisados via Análise de Conteúdo. Os dados extraídos possibilitaram a construção de cinco categorias, a saber: 1) A escola, 2) Fracasso escolar como projeto político, 3) Alunos que fracassam, 4) Professores, 5) Estratégias para lidar com o fracasso escolar. Os resultados discutiram a multicasualidade do fenômeno, mas a culpa por tal dinâmica ainda recai sobre o aluno e sua família, principalmente as famílias mais pobres. A escola, mesmo tendo sido democratizada às classes mais baixas, ainda não consegue incluir todos os alunos, além de que o fracasso escolar pode ser resultado da orientação neoliberal na educação. Concluímos que o enfrentamento ao fracasso escolar requer o comprometimento de toda a sociedade para que a educação ofertada nos sistemas de ensino não seja excludente e discriminatória.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/980710.18316/recc.v28i1.9807Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Daniel CerdeiraCoelho, Ingrid MesquitaFerreira, Fernanda Sousa2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9807Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
title |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
spellingShingle |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 de Souza, Daniel Cerdeira |
title_short |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
title_full |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
title_fullStr |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
title_sort |
Fracasso escolar – Uma análise de literatura entre 2016-2021 |
author |
de Souza, Daniel Cerdeira |
author_facet |
de Souza, Daniel Cerdeira Coelho, Ingrid Mesquita Ferreira, Fernanda Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Ingrid Mesquita Ferreira, Fernanda Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Daniel Cerdeira Coelho, Ingrid Mesquita Ferreira, Fernanda Sousa |
description |
O fracasso escolar é um fenômeno que assola os sistemas educacionais mundo afora, dessa maneira, o objetivo deste estudo foi analisar a literatura no formato de artigos científicos publicados em língua portuguesa, inglesa e espanhola, entre 2016-2021, sobre o fenômeno do fracasso escolar. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura integrativa, composta por 53 artigos colhidos no Portal Periódicos CAPES, analisados via Análise de Conteúdo. Os dados extraídos possibilitaram a construção de cinco categorias, a saber: 1) A escola, 2) Fracasso escolar como projeto político, 3) Alunos que fracassam, 4) Professores, 5) Estratégias para lidar com o fracasso escolar. Os resultados discutiram a multicasualidade do fenômeno, mas a culpa por tal dinâmica ainda recai sobre o aluno e sua família, principalmente as famílias mais pobres. A escola, mesmo tendo sido democratizada às classes mais baixas, ainda não consegue incluir todos os alunos, além de que o fracasso escolar pode ser resultado da orientação neoliberal na educação. Concluímos que o enfrentamento ao fracasso escolar requer o comprometimento de toda a sociedade para que a educação ofertada nos sistemas de ensino não seja excludente e discriminatória. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807 10.18316/recc.v28i1.9807 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.9807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9807/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320086306816 |