Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josefa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simón, Yessy Villavicencio, da Silva, Cícero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158
Resumo: Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.
id UNILASALLE-2_3474a7fdde33042ad6e521ee24393328
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8158
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docenteAn epistemological view of inter/transdisciplinarity in teacher trainingEducação; Ciências Humanas.Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.Studies linked to the problem of teacher training at the national and international level reveal the limitations of professional performance with the required quality in education, due mainly to the insufficient treatment of the possibility of inserting inter/transdisciplinary pedagogical practices. This essay aims to discuss the need for an inter/transdisciplinary perspective in educational practices, with a focus on teacher training at different levels of training, initial and continuing. The methodology used is based on the bibliographic review to support our theoretical construction. The theoretical analysis of the references taken from the hermeneutic paradigm makes it possible to identify the importance of guiding the epistemological approach in multidimensionality required by the teacher training process in the current scenario.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Federal do TocantinsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidad de OrienteSilva, Josefa dos SantosSimón, Yessy Villavicencioda Silva, Cícero2021-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/815810.18316/recc.v26i1.8158Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 1 (2021); p. 01-132236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:57:02Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8158Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:57:02Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
An epistemological view of inter/transdisciplinarity in teacher training
title Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
spellingShingle Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
Silva, Josefa dos Santos
Educação; Ciências Humanas.
Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.
Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.
title_short Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
title_full Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
title_fullStr Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
title_full_unstemmed Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
title_sort Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
author Silva, Josefa dos Santos
author_facet Silva, Josefa dos Santos
Simón, Yessy Villavicencio
da Silva, Cícero
author_role author
author2 Simón, Yessy Villavicencio
da Silva, Cícero
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidad de Oriente

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josefa dos Santos
Simón, Yessy Villavicencio
da Silva, Cícero
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas.
Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.
Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.
topic Educação; Ciências Humanas.
Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.
Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.
description Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158
10.18316/recc.v26i1.8158
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i1.8158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 1 (2021); p. 01-13
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871212953600