Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158 |
Resumo: | Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual. |
id |
UNILASALLE-2_3474a7fdde33042ad6e521ee24393328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8158 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docenteAn epistemological view of inter/transdisciplinarity in teacher trainingEducação; Ciências Humanas.Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity.Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual.Studies linked to the problem of teacher training at the national and international level reveal the limitations of professional performance with the required quality in education, due mainly to the insufficient treatment of the possibility of inserting inter/transdisciplinary pedagogical practices. This essay aims to discuss the need for an inter/transdisciplinary perspective in educational practices, with a focus on teacher training at different levels of training, initial and continuing. The methodology used is based on the bibliographic review to support our theoretical construction. The theoretical analysis of the references taken from the hermeneutic paradigm makes it possible to identify the importance of guiding the epistemological approach in multidimensionality required by the teacher training process in the current scenario.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Federal do TocantinsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidad de OrienteSilva, Josefa dos SantosSimón, Yessy Villavicencioda Silva, Cícero2021-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/815810.18316/recc.v26i1.8158Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 1 (2021); p. 01-132236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T12:57:02Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8158Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-06-06T12:57:02Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente An epistemological view of inter/transdisciplinarity in teacher training |
title |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
spellingShingle |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente Silva, Josefa dos Santos Educação; Ciências Humanas. Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade. Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity. |
title_short |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
title_full |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
title_fullStr |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
title_full_unstemmed |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
title_sort |
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente |
author |
Silva, Josefa dos Santos |
author_facet |
Silva, Josefa dos Santos Simón, Yessy Villavicencio da Silva, Cícero |
author_role |
author |
author2 |
Simón, Yessy Villavicencio da Silva, Cícero |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidad de Oriente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josefa dos Santos Simón, Yessy Villavicencio da Silva, Cícero |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Humanas. Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade. Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity. |
topic |
Educação; Ciências Humanas. Formação Docente; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade. Teacher Training; Interdisciplinarity; Transdisciplinarity. |
description |
Estudos sobre os problemas da formação de professores no âmbito nacional e internacional revelam as limitações do desempenho profissional com a qualidade exigida em educação, devido ao tratamento insuficiente da possibilidade de práticas pedagógicas inter/transdisciplinares. O ensaio objetiva discutir necessidades das referidas perspectivas nas práticas educacionais, focalizando a formação docente em níveis inicial e continuada. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica que fundamenta nossa construção teórica. A análise teórica das referências assumidas a partir do paradigma hermenêutico possibilita identificar a importância de orientar a abordagem epistemológica numa multidimensionalidade exigida pelo processo de formação de professores no cenário atual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158 10.18316/recc.v26i1.8158 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i1.8158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 1 (2021); p. 01-13 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165871212953600 |