Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842 |
Resumo: | Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza. |
id |
UNILASALLE-2_3c4581ba2e9686734b47114eb3794d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7842 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXIEducação; EnsinoFormação; Professores; Descolonização; Amazônia.Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCapesNeves, Maria AparecidaSiqueira, Ivone dos SantosFreitas, Nadia Magalhães da Silva2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/784210.18316/recc.v26i2.7842Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7842Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
title |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
spellingShingle |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI Neves, Maria Aparecida Educação; Ensino Formação; Professores; Descolonização; Amazônia. |
title_short |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
title_full |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
title_fullStr |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
title_full_unstemmed |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
title_sort |
Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI |
author |
Neves, Maria Aparecida |
author_facet |
Neves, Maria Aparecida Siqueira, Ivone dos Santos Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Ivone dos Santos Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Maria Aparecida Siqueira, Ivone dos Santos Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Formação; Professores; Descolonização; Amazônia. |
topic |
Educação; Ensino Formação; Professores; Descolonização; Amazônia. |
description |
Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842 10.18316/recc.v26i2.7842 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v26i2.7842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-16 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870882652160 |