Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Ivone dos Santos, Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842
Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza.
id UNILASALLE-2_3c4581ba2e9686734b47114eb3794d3a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7842
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXIEducação; EnsinoFormação; Professores; Descolonização; Amazônia.Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCapesNeves, Maria AparecidaSiqueira, Ivone dos SantosFreitas, Nadia Magalhães da Silva2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/784210.18316/recc.v26i2.7842Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7842Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
title Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
spellingShingle Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
Neves, Maria Aparecida
Educação; Ensino
Formação; Professores; Descolonização; Amazônia.
title_short Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
title_full Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
title_fullStr Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
title_full_unstemmed Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
title_sort Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI
author Neves, Maria Aparecida
author_facet Neves, Maria Aparecida
Siqueira, Ivone dos Santos
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Siqueira, Ivone dos Santos
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria Aparecida
Siqueira, Ivone dos Santos
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino
Formação; Professores; Descolonização; Amazônia.
topic Educação; Ensino
Formação; Professores; Descolonização; Amazônia.
description Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842
10.18316/recc.v26i2.7842
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i2.7842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7842/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-16
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870882652160