A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8624 |
Resumo: | O artigo “A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação: uma análise sob o aspecto da violência simbólica”, tem o objetivo de analisar como a influência ideológica do regime, na reformulação normativa do sistema educacional no período entre 1964 a 1971, em especial na disciplina de Educação Moral e Cívica (E.M.C.), com subsídio teórico de Pierre Bourdieu, sedimentada no construtivismo estruturalista, que se pauta na análise das relações sociais mediante o que considera como campo, habitus e violência simbólica. O objetivo de trabalhar com a ideia da violência simbólica é para demonstrar como grupos dominantes se sobrepõem aos dominados. Constatou-se que as reformas no sistema educacional foram realizadas, em razão da segurança nacional, para estancar a ameaça comunista no país, para estruturar o desenvolvimento econômico nacional utilizando-se como um dos meios opressores – além da repressão e tortura – o ambiente escolar cuja característica da disciplina de E.M.C serve para que as pessoas, desde a tenra idade, agissem de acordo com o que se esperava em relação ao patriotismo, à nacionalidade, ao espírito religioso e ao sentimento de união, com o intuito de absorver as contradições sociais e contribuir para a constituição de um Estado soberano. |
id |
UNILASALLE-2_52e7795eb4264e741470cfa96a9e05c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8624 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólicaDitadura MilitarReforma da EducaçãoIdeologiaViolência Simbólica O artigo “A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação: uma análise sob o aspecto da violência simbólica”, tem o objetivo de analisar como a influência ideológica do regime, na reformulação normativa do sistema educacional no período entre 1964 a 1971, em especial na disciplina de Educação Moral e Cívica (E.M.C.), com subsídio teórico de Pierre Bourdieu, sedimentada no construtivismo estruturalista, que se pauta na análise das relações sociais mediante o que considera como campo, habitus e violência simbólica. O objetivo de trabalhar com a ideia da violência simbólica é para demonstrar como grupos dominantes se sobrepõem aos dominados. Constatou-se que as reformas no sistema educacional foram realizadas, em razão da segurança nacional, para estancar a ameaça comunista no país, para estruturar o desenvolvimento econômico nacional utilizando-se como um dos meios opressores – além da repressão e tortura – o ambiente escolar cuja característica da disciplina de E.M.C serve para que as pessoas, desde a tenra idade, agissem de acordo com o que se esperava em relação ao patriotismo, à nacionalidade, ao espírito religioso e ao sentimento de união, com o intuito de absorver as contradições sociais e contribuir para a constituição de um Estado soberano. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/862410.18316/recc.v27i2.8624Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8624/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonyo LealEstrada, Adrian Alvarez2023-02-28T12:08:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8624Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
title |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
spellingShingle |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica Junior, Antonyo Leal Ditadura Militar Reforma da Educação Ideologia Violência Simbólica |
title_short |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
title_full |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
title_fullStr |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
title_full_unstemmed |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
title_sort |
A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação (1964-1971): uma análise da educação moral e cívica sob o aspecto da violência simbólica |
author |
Junior, Antonyo Leal |
author_facet |
Junior, Antonyo Leal Estrada, Adrian Alvarez |
author_role |
author |
author2 |
Estrada, Adrian Alvarez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Antonyo Leal Estrada, Adrian Alvarez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ditadura Militar Reforma da Educação Ideologia Violência Simbólica |
topic |
Ditadura Militar Reforma da Educação Ideologia Violência Simbólica |
description |
O artigo “A influência ideológica da ditadura militar na reforma da educação: uma análise sob o aspecto da violência simbólica”, tem o objetivo de analisar como a influência ideológica do regime, na reformulação normativa do sistema educacional no período entre 1964 a 1971, em especial na disciplina de Educação Moral e Cívica (E.M.C.), com subsídio teórico de Pierre Bourdieu, sedimentada no construtivismo estruturalista, que se pauta na análise das relações sociais mediante o que considera como campo, habitus e violência simbólica. O objetivo de trabalhar com a ideia da violência simbólica é para demonstrar como grupos dominantes se sobrepõem aos dominados. Constatou-se que as reformas no sistema educacional foram realizadas, em razão da segurança nacional, para estancar a ameaça comunista no país, para estruturar o desenvolvimento econômico nacional utilizando-se como um dos meios opressores – além da repressão e tortura – o ambiente escolar cuja característica da disciplina de E.M.C serve para que as pessoas, desde a tenra idade, agissem de acordo com o que se esperava em relação ao patriotismo, à nacionalidade, ao espírito religioso e ao sentimento de união, com o intuito de absorver as contradições sociais e contribuir para a constituição de um Estado soberano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8624 10.18316/recc.v27i2.8624 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8624 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i2.8624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8624/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320073723904 |