Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Benedita Celeste de Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Domingues, Andrea Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8318
Resumo: O presente texto é resultado de parcerias em grupos de pesquisa na Amazônia Tocantina que teve como objetivo interpretar os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças indígenas Anambé, no município de Moju, região do Tocantins-Pará, analisando as formas de transmissão dos saberes tradicionais pela arte de brincar, além do ensino formal, através dos modos de brincar e confeccionar brinquedos no cotidiano da aldeia indígena Anambé. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio da prática da História Oral e da etnografia para a organização das narrativas orais e do caderno de campo que é o corpus de análise deste estudo. Durante a realização deste trabalho, foi possível perceber que a aprendizagem da criança Anambé se dá além do espaço institucionalizado de ensino. As crianças aprendem os saberes de seu povo, a sua tradição pela arte de brincar, no viver cotidiano; e na escola formal, aprendem o saber institucional, ocidental.
id UNILASALLE-2_8c085468a72f27d38e6596c5718e0804
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8318
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-ParáLudicidadeEducaçãoCulturaMemóriaO presente texto é resultado de parcerias em grupos de pesquisa na Amazônia Tocantina que teve como objetivo interpretar os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças indígenas Anambé, no município de Moju, região do Tocantins-Pará, analisando as formas de transmissão dos saberes tradicionais pela arte de brincar, além do ensino formal, através dos modos de brincar e confeccionar brinquedos no cotidiano da aldeia indígena Anambé. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio da prática da História Oral e da etnografia para a organização das narrativas orais e do caderno de campo que é o corpus de análise deste estudo. Durante a realização deste trabalho, foi possível perceber que a aprendizagem da criança Anambé se dá além do espaço institucionalizado de ensino. As crianças aprendem os saberes de seu povo, a sua tradição pela arte de brincar, no viver cotidiano; e na escola formal, aprendem o saber institucional, ocidental.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/831810.18316/recc.v27i2.8318Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8318/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Benedita Celeste de MoraesDomingues, Andrea Silva2023-02-28T12:08:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8318Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
title Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
spellingShingle Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
Pinto, Benedita Celeste de Moraes
Ludicidade
Educação
Cultura
Memória
title_short Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
title_full Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
title_fullStr Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
title_full_unstemmed Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
title_sort Aprender brincando: uma arte de ouvir no cotidiano indígena Anambé no município de Moju-Pará
author Pinto, Benedita Celeste de Moraes
author_facet Pinto, Benedita Celeste de Moraes
Domingues, Andrea Silva
author_role author
author2 Domingues, Andrea Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Benedita Celeste de Moraes
Domingues, Andrea Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação
Cultura
Memória
topic Ludicidade
Educação
Cultura
Memória
description O presente texto é resultado de parcerias em grupos de pesquisa na Amazônia Tocantina que teve como objetivo interpretar os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças indígenas Anambé, no município de Moju, região do Tocantins-Pará, analisando as formas de transmissão dos saberes tradicionais pela arte de brincar, além do ensino formal, através dos modos de brincar e confeccionar brinquedos no cotidiano da aldeia indígena Anambé. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido por meio da prática da História Oral e da etnografia para a organização das narrativas orais e do caderno de campo que é o corpus de análise deste estudo. Durante a realização deste trabalho, foi possível perceber que a aprendizagem da criança Anambé se dá além do espaço institucionalizado de ensino. As crianças aprendem os saberes de seu povo, a sua tradição pela arte de brincar, no viver cotidiano; e na escola formal, aprendem o saber institucional, ocidental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8318
10.18316/recc.v27i2.8318
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8318
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i2.8318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8318/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320067432448