“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças. |
id |
UNILASALLE-2_9b7bc8078816c305082fe4abadaae6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8609 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenasEducaçãoAdulto atípico; Papel do pesquisador; Pesquisa com crianças; Pesquisa EtnográficaO objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento2022-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/860910.18316/recc.v27i1.8609Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609/pdfDireitos autorais 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-14T12:40:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8609Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2022-09-14T12:40:31Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
title |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
spellingShingle |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento Educação Adulto atípico; Papel do pesquisador; Pesquisa com crianças; Pesquisa Etnográfica |
title_short |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
title_full |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
title_fullStr |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
title_sort |
“Você é a aluna nova”: O adulto atípico na pesquisa etnográfica com crianças pequenas |
author |
Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento |
author_facet |
Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Adulto atípico; Papel do pesquisador; Pesquisa com crianças; Pesquisa Etnográfica |
topic |
Educação Adulto atípico; Papel do pesquisador; Pesquisa com crianças; Pesquisa Etnográfica |
description |
O objetivo deste artigo é problematizar questões referentes ao papel do pesquisador nas relações que estabelece ao desenvolver uma pesquisa etnográfica com crianças pequenas. A partir das análises das notas do diário de campo, buscamos discutir questões concernentes às relações entre o pesquisador e os sujeitos no contexto das pesquisas desenvolvidas, problematizando o conceito de “adulto atípico” (CORSARO, 2011) e suas interfaces com as possiblidades de aproximações com as crianças. Os dados nos permitem afirmar que, na pesquisa com crianças, é preciso assumir o papel de um adulto distinto dos adultos pertencentes ao contexto, tendo o cuidado em não assumirmos comportamentos de criança, nem adotarmos o comportamento típico dos adultos que se relacionam com as crianças no cotidiano. Portanto, se faz necessário adotar o papel específico de pesquisador, papel esse que se constrói nas relações e interações estabelecidas em constante diálogo com as crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609 10.18316/recc.v27i1.8609 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i1.8609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8609/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27, n. 1 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870433861632 |