CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Motoyama, Juliane Francischeti Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5108
Resumo: O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente há mais de 20 anos promove atividades para incentivar jovens no prazer à leitura e acesso a livros literários. Fazendo uma distinção entre ler, dizer e contar, recebemos crianças para sessões de contação de histórias e exploramos as possibilidades das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, através de discussões sobre o texto antes, durante e após a leitura. Acreditamos que tanto o contador de histórias, quanto o espaço quando bem decorado e pensado para estimular a leitura e a interpretação do texto podem servir de agentes mediadores na formação leitora. Neste artigo, exploramos práticas de leitura já elaboradas e aplicadas no Centro e mostramos como nossos visitantes reagem às atividades e adentram não só no texto literário, mas também em um espaço encantador e crítico intencionalmente preparado para formar leitores.
id UNILASALLE-2_b0d67c64c745aac494e0f5343b7e0100
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5108
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJEducação; Literatura InfantilLiteratura infantil; Contação de histórias, Mediação de leituraO CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente há mais de 20 anos promove atividades para incentivar jovens no prazer à leitura e acesso a livros literários. Fazendo uma distinção entre ler, dizer e contar, recebemos crianças para sessões de contação de histórias e exploramos as possibilidades das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, através de discussões sobre o texto antes, durante e após a leitura. Acreditamos que tanto o contador de histórias, quanto o espaço quando bem decorado e pensado para estimular a leitura e a interpretação do texto podem servir de agentes mediadores na formação leitora. Neste artigo, exploramos práticas de leitura já elaboradas e aplicadas no Centro e mostramos como nossos visitantes reagem às atividades e adentram não só no texto literário, mas também em um espaço encantador e crítico intencionalmente preparado para formar leitores.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSouza, Renata Junqueira deMotoyama, Juliane Francischeti Martins2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/510810.18316/recc.v24i2.5108Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 31-422236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5108/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:02:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5108Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:02:32Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
title CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
spellingShingle CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
Souza, Renata Junqueira de
Educação; Literatura Infantil
Literatura infantil; Contação de histórias, Mediação de leitura
title_short CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
title_full CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
title_fullStr CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
title_full_unstemmed CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
title_sort CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ESPAÇO E MEDIAÇÃO: AS EXPERIÊNCIAS DO CELLIJ
author Souza, Renata Junqueira de
author_facet Souza, Renata Junqueira de
Motoyama, Juliane Francischeti Martins
author_role author
author2 Motoyama, Juliane Francischeti Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de
Motoyama, Juliane Francischeti Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Literatura Infantil
Literatura infantil; Contação de histórias, Mediação de leitura
topic Educação; Literatura Infantil
Literatura infantil; Contação de histórias, Mediação de leitura
description O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente há mais de 20 anos promove atividades para incentivar jovens no prazer à leitura e acesso a livros literários. Fazendo uma distinção entre ler, dizer e contar, recebemos crianças para sessões de contação de histórias e exploramos as possibilidades das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, através de discussões sobre o texto antes, durante e após a leitura. Acreditamos que tanto o contador de histórias, quanto o espaço quando bem decorado e pensado para estimular a leitura e a interpretação do texto podem servir de agentes mediadores na formação leitora. Neste artigo, exploramos práticas de leitura já elaboradas e aplicadas no Centro e mostramos como nossos visitantes reagem às atividades e adentram não só no texto literário, mas também em um espaço encantador e crítico intencionalmente preparado para formar leitores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5108
10.18316/recc.v24i2.5108
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5108
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i2.5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5108/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 31-42
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871157379072