Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791 |
Resumo: | O brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo. |
id |
UNILASALLE-2_b89f2aac86febdb13f8c978e19969f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7791 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossenseO brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/779110.18316/recc.v27i2.7791Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira de Souza, Cleia RenataZaim de Melo, Rogeriode Souza Rizzo, Deyvid Tenner2023-02-28T12:08:30Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7791Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:30Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
title |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
spellingShingle |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense Teixeira de Souza, Cleia Renata |
title_short |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
title_full |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
title_fullStr |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
title_full_unstemmed |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
title_sort |
Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense |
author |
Teixeira de Souza, Cleia Renata |
author_facet |
Teixeira de Souza, Cleia Renata Zaim de Melo, Rogerio de Souza Rizzo, Deyvid Tenner |
author_role |
author |
author2 |
Zaim de Melo, Rogerio de Souza Rizzo, Deyvid Tenner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira de Souza, Cleia Renata Zaim de Melo, Rogerio de Souza Rizzo, Deyvid Tenner |
description |
O brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791 10.18316/recc.v27i2.7791 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v27i2.7791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320060092416 |