Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira de Souza, Cleia Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zaim de Melo, Rogerio, de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791
Resumo: O brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo.
id UNILASALLE-2_b89f2aac86febdb13f8c978e19969f0c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7791
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossenseO brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2022-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/779110.18316/recc.v27i2.7791Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791/pdfCopyright (c) 2022 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira de Souza, Cleia RenataZaim de Melo, Rogeriode Souza Rizzo, Deyvid Tenner2023-02-28T12:08:30Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7791Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-02-28T12:08:30Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
title Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
spellingShingle Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
Teixeira de Souza, Cleia Renata
title_short Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
title_full Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
title_fullStr Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
title_full_unstemmed Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
title_sort Educação social e brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense
author Teixeira de Souza, Cleia Renata
author_facet Teixeira de Souza, Cleia Renata
Zaim de Melo, Rogerio
de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
author_role author
author2 Zaim de Melo, Rogerio
de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira de Souza, Cleia Renata
Zaim de Melo, Rogerio
de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
description O brincar e as brincadeiras fazem parte do contexto da criança e esta ação, no Brasil, é um direito que vem sendo garantido em diferentes contextos, sendo as práticas educativas sociais um exemplo. Neste sentido, esta pesquisa busca apresentar e analisar o brincar e as brincadeiras de crianças de uma escola das águas do Pantanal sul mato-grossense a partir de uma ação educativa de educação social. A estrutura metodológica deste trabalho foi pautada em uma abordagem qualitativa e em procedimentos metodológicos de campo, utilizando os desenhos feitos pelas crianças em uma roda de conversa como estratégia de coleta de dados. Constatamos que a ação de educação social na escola contribuiu para a garantia do acesso ao brincar como direito e que as brincadeiras das crianças na escola refletem o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar e da intervenção da ação de educação social do projeto de extensão. Destaca-se a falta de maior representação da cultura pantaneira, uma vez que as brincadeiras apresentadas pela maioria são realizadas em grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791
10.18316/recc.v27i2.7791
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791
identifier_str_mv 10.18316/recc.v27i2.7791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7791/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 27 n. 2 (2022)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320060092416