“Eu sou porque nós somos”: Experiências do emocionar nas aprendizagens umbandistas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10851 |
Resumo: | Resumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os processos de aprendizagem nos espaços umbandistas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como acontecem os processos de aprendizagem na Umbanda, tendo como fundamentação teórica a perspectiva Ubuntu e a Biologia do Amor de Humberto Maturana. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa numa perspectiva de recortes de histórias de vida. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com dez sujeitos de pesquisa de quatro espaços umbandistas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicam que nos espaços umbandistas as práticas religiosas não se separam das experiências de aprendizagem. Essas experiências de aprendizagem acontecem por meio da significação e ressignificação das práticas cotidianas que estão encharcadas pelos saberes tradicionais da Umbanda. Aprender na Umbanda é um processo de viver e conhecer em comunidade, em que os saberes tradicionais estão entrelaçados com as configurações do emocionar presente nos espaços umbandistas, representando uma grande diversidade epistemológica. |
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“Eu sou porque nós somos”: Experiências do emocionar nas aprendizagens umbandistasResumo: O artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os processos de aprendizagem nos espaços umbandistas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como acontecem os processos de aprendizagem na Umbanda, tendo como fundamentação teórica a perspectiva Ubuntu e a Biologia do Amor de Humberto Maturana. Como orientação metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa numa perspectiva de recortes de histórias de vida. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com dez sujeitos de pesquisa de quatro espaços umbandistas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os resultados indicam que nos espaços umbandistas as práticas religiosas não se separam das experiências de aprendizagem. Essas experiências de aprendizagem acontecem por meio da significação e ressignificação das práticas cotidianas que estão encharcadas pelos saberes tradicionais da Umbanda. Aprender na Umbanda é um processo de viver e conhecer em comunidade, em que os saberes tradicionais estão entrelaçados com as configurações do emocionar presente nos espaços umbandistas, representando uma grande diversidade epistemológica.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1085110.18316/recc.v28i1.10851Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10851/4121Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Wagner dos Santos2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10851Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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