Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4330 |
Resumo: | Este artigo discute as dificuldades enfrentadas pelos Surdos na aquisição da língua de sinais, suas consequências emocionais, sociais, psicológicas e de cidadania. Observa a carência de encaminhamentos pedagógicos e educacionais da educação do Surdo, e propõe um framework para a criação de Objetos de Aprendizagem que tenham potencial de aprendizagem significativa. Como prova de conceito, foi construído um Objeto de Aprendizagem - uma casa digital - que apresenta possibilidades de interações voltadas ao desenvolvimento de estruturas pedagógicas. Validações internas da casa concluíram pelo potencial de uso do framework e da casa digital gerada. |
id |
UNILASALLE-2_e5f079b45a207bd9b83ec28117552b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4330 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagemEducaçãoLibras; Libras como L2; Lingua de SinaisEste artigo discute as dificuldades enfrentadas pelos Surdos na aquisição da língua de sinais, suas consequências emocionais, sociais, psicológicas e de cidadania. Observa a carência de encaminhamentos pedagógicos e educacionais da educação do Surdo, e propõe um framework para a criação de Objetos de Aprendizagem que tenham potencial de aprendizagem significativa. Como prova de conceito, foi construído um Objeto de Aprendizagem - uma casa digital - que apresenta possibilidades de interações voltadas ao desenvolvimento de estruturas pedagógicas. Validações internas da casa concluíram pelo potencial de uso do framework e da casa digital gerada.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasGuimarães, CayleyMaestri, Rita de CássiaFernandes, Sueli de Fátima2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/433010.18316/recc.v24i1.4330Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 267-2792236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4330/pdfDireitos autorais 2019 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4330Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
title |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem Guimarães, Cayley Educação Libras; Libras como L2; Lingua de Sinais |
title_short |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
title_full |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Libras para todos: um framework para a criação de objetos de aprendizagem |
author |
Guimarães, Cayley |
author_facet |
Guimarães, Cayley Maestri, Rita de Cássia Fernandes, Sueli de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Maestri, Rita de Cássia Fernandes, Sueli de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Cayley Maestri, Rita de Cássia Fernandes, Sueli de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Libras; Libras como L2; Lingua de Sinais |
topic |
Educação Libras; Libras como L2; Lingua de Sinais |
description |
Este artigo discute as dificuldades enfrentadas pelos Surdos na aquisição da língua de sinais, suas consequências emocionais, sociais, psicológicas e de cidadania. Observa a carência de encaminhamentos pedagógicos e educacionais da educação do Surdo, e propõe um framework para a criação de Objetos de Aprendizagem que tenham potencial de aprendizagem significativa. Como prova de conceito, foi construído um Objeto de Aprendizagem - uma casa digital - que apresenta possibilidades de interações voltadas ao desenvolvimento de estruturas pedagógicas. Validações internas da casa concluíram pelo potencial de uso do framework e da casa digital gerada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4330 10.18316/recc.v24i1.4330 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4330 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v24i1.4330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4330/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 267-279 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870815543296 |