Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9832 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema central a Educação de Jovens e Adultos no MST. Investiga a experiência de escolarização vivenciada no “Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa”, no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN, entre os anos de 2014 e 2016. Como objetivo geral destaca “refletir sobre a experiência de escolarização de jovens e adultos do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa, na perspectiva de educandos, do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN”. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Com as narrativas de escolarização de dois educandos que vivenciaram a experiência em pauta, apreenderam-se reflexões. Como conclusão do estudo, salientam-se: os dois educandos, participantes da pesquisa, percebem a experiência de escolarização como uma experiência que proporcionou aprendizagem e crescimento pessoal, haja vista que as ações educativas primaram pelo diálogo e validando, nos processos de ensino, a realidade social e cultural em que vivem. Destacam a necessidade de não interrupção, tal como ocorrido com o projeto do qual fizeram parte, das políticas públicas educacionais para a educação de jovens e adultos no MST e para a educação do campo. |
id |
UNILASALLE-2_fab8c70dbcdf4710b7a5778fd55f1dd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9832 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RNEducação de Jovens e AdultosMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEducação do CampoO presente estudo tem como tema central a Educação de Jovens e Adultos no MST. Investiga a experiência de escolarização vivenciada no “Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa”, no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN, entre os anos de 2014 e 2016. Como objetivo geral destaca “refletir sobre a experiência de escolarização de jovens e adultos do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa, na perspectiva de educandos, do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN”. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Com as narrativas de escolarização de dois educandos que vivenciaram a experiência em pauta, apreenderam-se reflexões. Como conclusão do estudo, salientam-se: os dois educandos, participantes da pesquisa, percebem a experiência de escolarização como uma experiência que proporcionou aprendizagem e crescimento pessoal, haja vista que as ações educativas primaram pelo diálogo e validando, nos processos de ensino, a realidade social e cultural em que vivem. Destacam a necessidade de não interrupção, tal como ocorrido com o projeto do qual fizeram parte, das políticas públicas educacionais para a educação de jovens e adultos no MST e para a educação do campo.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/983210.18316/recc.v28i2.9832Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9832/4201Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson Augusto deFreitas, Thazia Lídia Xavier deEstevão, Ady Canário de Souza2023-10-10T14:54:35Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9832Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T14:54:35Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
title |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN Medeiros, Emerson Augusto de Educação de Jovens e Adultos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Educação do Campo |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos no MST: a experiência de escolarização no assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN |
author |
Medeiros, Emerson Augusto de |
author_facet |
Medeiros, Emerson Augusto de Freitas, Thazia Lídia Xavier de Estevão, Ady Canário de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Thazia Lídia Xavier de Estevão, Ady Canário de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Freitas, Thazia Lídia Xavier de Estevão, Ady Canário de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Educação do Campo |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Educação do Campo |
description |
O presente estudo tem como tema central a Educação de Jovens e Adultos no MST. Investiga a experiência de escolarização vivenciada no “Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa”, no Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN, entre os anos de 2014 e 2016. Como objetivo geral destaca “refletir sobre a experiência de escolarização de jovens e adultos do Projeto Educação de Base para a Construção da Cidadania Plena e Participativa, na perspectiva de educandos, do Assentamento Eldorado dos Carajás II, Mossoró – RN”. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa e do método (auto) biográfico e de histórias de vida. Com as narrativas de escolarização de dois educandos que vivenciaram a experiência em pauta, apreenderam-se reflexões. Como conclusão do estudo, salientam-se: os dois educandos, participantes da pesquisa, percebem a experiência de escolarização como uma experiência que proporcionou aprendizagem e crescimento pessoal, haja vista que as ações educativas primaram pelo diálogo e validando, nos processos de ensino, a realidade social e cultural em que vivem. Destacam a necessidade de não interrupção, tal como ocorrido com o projeto do qual fizeram parte, das políticas públicas educacionais para a educação de jovens e adultos no MST e para a educação do campo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9832 10.18316/recc.v28i2.9832 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9832 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i2.9832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/9832/4201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320092598272 |