Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousada, Vinícius Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/109
Resumo: No presente artigo, procuro partilhar reflexões, apoiadas numa sociologia sensível ou da escuta, a respeito de alguns elementos, que compuseram uma prática educativa com um grupo específico de trabalhadores da reciclagem, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, sobre a qual versa a minha pesquisa de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com base em registros oriundos da pesquisa de caráter participante, levada a efeito de forma concomitante ao Projeto Reciclando Vida, procuro problematizar certas categorias teóricas do campo da Educação Popular e a sua correlação no ideário da Economia Solidária. Dessa forma, venho constatando nos modos de navegação social e nas sociabilidades dos recicladores indicativos da complexidade da práxis solidária nos empreendimentos de economia alternativa capazes de contribuir com a reelaboração sistemática e criativa da Educação Popular nesses espaços. Palavras-chave: Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular Thinking of Solidarity Economy from educational processes with recyclers Abstract: In this paper I share ideas supported in a sensitive or listening sociology, regarding some elements that made up an educational practice with a specific group of workers in recycling, in the suburbs of Porto Alegre/RS, which is the theme of my Doctoral research in Education at the Graduate Program, in Federal University of Rio Grande do Sul. Based on records from the research participant, carried out concomitantly to Life Recycling Project, I try to question certain theoretical categories of the field of Popular Education and their correlation in the ideals of Solidarity Economy. Thus, I have been witnessed in social navigation modes and the sociability of the recyclers indicative of the complexity of praxis of solidarity in alternative economy enterprises capable of contributing to the systematic and creative reworking of Popular Education in these spaces. Key words: Solidarity Economy; Empowerment; Popular education.
id UNILASALLE-5_0deffffb3755dd2f5c8d8c839c7f1c8a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/109
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladoresEconomia solidária; Empoderamento; Educação PopularNo presente artigo, procuro partilhar reflexões, apoiadas numa sociologia sensível ou da escuta, a respeito de alguns elementos, que compuseram uma prática educativa com um grupo específico de trabalhadores da reciclagem, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, sobre a qual versa a minha pesquisa de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com base em registros oriundos da pesquisa de caráter participante, levada a efeito de forma concomitante ao Projeto Reciclando Vida, procuro problematizar certas categorias teóricas do campo da Educação Popular e a sua correlação no ideário da Economia Solidária. Dessa forma, venho constatando nos modos de navegação social e nas sociabilidades dos recicladores indicativos da complexidade da práxis solidária nos empreendimentos de economia alternativa capazes de contribuir com a reelaboração sistemática e criativa da Educação Popular nesses espaços. Palavras-chave: Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular Thinking of Solidarity Economy from educational processes with recyclers Abstract: In this paper I share ideas supported in a sensitive or listening sociology, regarding some elements that made up an educational practice with a specific group of workers in recycling, in the suburbs of Porto Alegre/RS, which is the theme of my Doctoral research in Education at the Graduate Program, in Federal University of Rio Grande do Sul. Based on records from the research participant, carried out concomitantly to Life Recycling Project, I try to question certain theoretical categories of the field of Popular Education and their correlation in the ideals of Solidarity Economy. Thus, I have been witnessed in social navigation modes and the sociability of the recyclers indicative of the complexity of praxis of solidarity in alternative economy enterprises capable of contributing to the systematic and creative reworking of Popular Education in these spaces. Key words: Solidarity Economy; Empowerment; Popular education.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasLousada, Vinícius Lima2011-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10910.18316/109Diálogo; n. 18 (2011); p. 171-1882238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/109/125info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:39Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/109Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:39Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
title Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
spellingShingle Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
Lousada, Vinícius Lima
Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular
title_short Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
title_full Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
title_fullStr Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
title_full_unstemmed Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
title_sort Pensar a Economia Solidária a partir de processos educativos com recicladores
author Lousada, Vinícius Lima
author_facet Lousada, Vinícius Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Lousada, Vinícius Lima
dc.subject.none.fl_str_mv




dc.subject.por.fl_str_mv Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular
topic Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular
description No presente artigo, procuro partilhar reflexões, apoiadas numa sociologia sensível ou da escuta, a respeito de alguns elementos, que compuseram uma prática educativa com um grupo específico de trabalhadores da reciclagem, na periferia urbana de Porto Alegre/RS, sobre a qual versa a minha pesquisa de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com base em registros oriundos da pesquisa de caráter participante, levada a efeito de forma concomitante ao Projeto Reciclando Vida, procuro problematizar certas categorias teóricas do campo da Educação Popular e a sua correlação no ideário da Economia Solidária. Dessa forma, venho constatando nos modos de navegação social e nas sociabilidades dos recicladores indicativos da complexidade da práxis solidária nos empreendimentos de economia alternativa capazes de contribuir com a reelaboração sistemática e criativa da Educação Popular nesses espaços. Palavras-chave: Economia solidária; Empoderamento; Educação Popular Thinking of Solidarity Economy from educational processes with recyclers Abstract: In this paper I share ideas supported in a sensitive or listening sociology, regarding some elements that made up an educational practice with a specific group of workers in recycling, in the suburbs of Porto Alegre/RS, which is the theme of my Doctoral research in Education at the Graduate Program, in Federal University of Rio Grande do Sul. Based on records from the research participant, carried out concomitantly to Life Recycling Project, I try to question certain theoretical categories of the field of Popular Education and their correlation in the ideals of Solidarity Economy. Thus, I have been witnessed in social navigation modes and the sociability of the recyclers indicative of the complexity of praxis of solidarity in alternative economy enterprises capable of contributing to the systematic and creative reworking of Popular Education in these spaces. Key words: Solidarity Economy; Empowerment; Popular education.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/109
10.18316/109
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/109
identifier_str_mv 10.18316/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/109/125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 18 (2011); p. 171-188
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165933207912448