Ética da solicitude na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189 |
Resumo: | O artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship. |
id |
UNILASALLE-5_1f0b2b5aeb93ac64717c3305155aeddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/189 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética da solicitude na prática docenteEducação;Ética; Solicitude; Docência; Relação PedagógicaO artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasKolling, JoséKolling, João Inácio2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18910.18316/189Diálogo; n. 19 (2011); p. 81-952238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189/203info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:41Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/189Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:41Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética da solicitude na prática docente |
title |
Ética da solicitude na prática docente |
spellingShingle |
Ética da solicitude na prática docente Kolling, José Educação; Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica |
title_short |
Ética da solicitude na prática docente |
title_full |
Ética da solicitude na prática docente |
title_fullStr |
Ética da solicitude na prática docente |
title_full_unstemmed |
Ética da solicitude na prática docente |
title_sort |
Ética da solicitude na prática docente |
author |
Kolling, José |
author_facet |
Kolling, José Kolling, João Inácio |
author_role |
author |
author2 |
Kolling, João Inácio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolling, José Kolling, João Inácio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica |
topic |
Educação; Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica |
description |
O artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189 10.18316/189 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189 |
identifier_str_mv |
10.18316/189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189/203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 19 (2011); p. 81-95 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165932809453568 |