Ética da solicitude na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolling, José
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kolling, João Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189
Resumo: O artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests  itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship.
id UNILASALLE-5_1f0b2b5aeb93ac64717c3305155aeddb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/189
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Ética da solicitude na prática docenteEducação;Ética; Solicitude; Docência; Relação PedagógicaO artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests  itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasKolling, JoséKolling, João Inácio2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18910.18316/189Diálogo; n. 19 (2011); p. 81-952238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189/203info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:41Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/189Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:41Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Ética da solicitude na prática docente
title Ética da solicitude na prática docente
spellingShingle Ética da solicitude na prática docente
Kolling, José
Educação;
Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica
title_short Ética da solicitude na prática docente
title_full Ética da solicitude na prática docente
title_fullStr Ética da solicitude na prática docente
title_full_unstemmed Ética da solicitude na prática docente
title_sort Ética da solicitude na prática docente
author Kolling, José
author_facet Kolling, José
Kolling, João Inácio
author_role author
author2 Kolling, João Inácio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Kolling, José
Kolling, João Inácio
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica
topic Educação;
Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica
description O artigo busca referência no mote aristotélico de vida boa como fim da ética, confrontando uma ética de princípios tradicionais instituídos, diante de uma sociedade plural e líquida. Esse mote precisa da complementação de mais dois outros eixos: o da solicitude a fim de que a vida boa aconteça com e para os outros; e que se desenvolva nas instituições justas que permitam essas mediações. Como o alcance da vida boa não decorre apenas da estima que uma pessoa manifesta a si mesma, mas está sempre implicada na relação com as outras pessoas, então se torna fundamental o outro elemento ético: o da solicitude. Palavras-chave: Ética; Solicitude; Docência; Relação Pedagógica. Abstract The article seeks to reference the motto Aristotelian Good Life as the end of ethics confronting a set of traditional principles in the face of a pluralistic society. This theme requires the complementation of two other axes: the concern to the good life happens to and others and which develops in just institutions that develop these mediations. As the range of the good life doesn’t elapse only from the estimates that a person manifests  itself, but is always implicated in relationships with other people, then it becomes another key ethical element: the concern. Keywords: Ethics; Concern; Teaching; Teaching relationship.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189
10.18316/189
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189
identifier_str_mv 10.18316/189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/189/203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 19 (2011); p. 81-95
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165932809453568