A Educação que vem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bentes, Jackson Luiz Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/192
Resumo: O texto almeja uma reflexão crítica sobre a Pedagogia da Infância, iniciando com o olhar histórico de Ariès, que mostra o surgimento da criança. Iluminado pelas ideias de Giorgio Agamben e Walter Benjamin, aqui se problematizará sobre o papel da infância na formação humana, zelando por um agir ético, o que somente é aprendido na comunidade que vem. Nessa comunidade, se articulam, como pressupostos, os espaços, as maneiras e o sentido da experiência do tempo presente, subsumidas por um sujeito ético e políticamente condizente.  A partir de uma série de premissas e não de conclusões, esse agir deve orientar educador e educando a buscarem a comunidade que vem, não como possibilidade, mas como realidade. Para tal intento, é necessário que educando e educador cultivem uma “singularidade” para uma real manifestação do ser humano. Desse modo, uma pedagogia da infância deve conduzir o enfante ao resgate da dimensão ética e politica, ajudando-o a quebrar as armadilhas da prática que não cotizam no processo educativo. A boa educação promove a singularidade. Palavras-chave: Ética e política; Infância; Contemporâneo; Singular. Abstract The text aims at a critical reflection on the pedagogy of childhood, Ariès starting wich the look of the history to the existence of the child. Enlightened by the ideas of Giorgio Agamben and Walter Benjamin, here is a discussion of the role of childhood in human development by ensuring an act in the ethics which is learned only in the community to come. In this community is articulated as assumptions, the spaces, the ways and meaning of the experience of present time, subsumed by an ethical subject and politically consistent. From a series of assumptions rather than conclusions, this act should guide teacher and student to seek the community that comes not as a possibility, but as reality. For this purpose, it is necessary for the student and the teacher to cultivate a “singularity” to an actual manifestation of the human. Thus pedagogy of childhood should lead the enfant to the recovery of ethics and politics, helping to break the pitfalls of the practice which are not traded on the educational process. Good education promotes the singularity. Key words: Ethics and politics; Childhood; Contemporary; Singular.
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