A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens. |
id |
UNILASALLE-5_e668dd5aed0febff5f2fde0f93a0134c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10088 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CEDesfile CívicoEscolaItacimaMemória Local.O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088Diálogo; n. 52 (2023)2238-9024reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088/4116Copyright (c) 2023 Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Silveira, Alan Philipeda Silva Oliveira, André Victor2024-01-15T14:32:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10088Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2024-01-15T14:32:32Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
title |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
spellingShingle |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE Moreira Silveira, Alan Philipe Desfile Cívico Escola Itacima Memória Local. |
title_short |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
title_full |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
title_fullStr |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
title_full_unstemmed |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
title_sort |
A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE |
author |
Moreira Silveira, Alan Philipe |
author_facet |
Moreira Silveira, Alan Philipe da Silva Oliveira, André Victor |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Oliveira, André Victor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Silveira, Alan Philipe da Silva Oliveira, André Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desfile Cívico Escola Itacima Memória Local. |
topic |
Desfile Cívico Escola Itacima Memória Local. |
description |
O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088/4116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diálogo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 52 (2023) 2238-9024 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217362152030208 |