A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Silveira, Alan Philipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva Oliveira, André Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088
Resumo: O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.
id UNILASALLE-5_e668dd5aed0febff5f2fde0f93a0134c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10088
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CEDesfile CívicoEscolaItacimaMemória Local.O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088Diálogo; n. 52 (2023)2238-9024reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088/4116Copyright (c) 2023 Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Silveira, Alan Philipeda Silva Oliveira, André Victor2024-01-15T14:32:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10088Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2024-01-15T14:32:32Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
title A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
spellingShingle A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
Moreira Silveira, Alan Philipe
Desfile Cívico
Escola
Itacima
Memória Local.
title_short A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
title_full A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
title_fullStr A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
title_full_unstemmed A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
title_sort A tradição cívica da escola Francisco Pereira de Andrade no processo de construção da memória local em Itacima-CE
author Moreira Silveira, Alan Philipe
author_facet Moreira Silveira, Alan Philipe
da Silva Oliveira, André Victor
author_role author
author2 da Silva Oliveira, André Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Silveira, Alan Philipe
da Silva Oliveira, André Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Desfile Cívico
Escola
Itacima
Memória Local.
topic Desfile Cívico
Escola
Itacima
Memória Local.
description O presente trabalho aborda a tradição cívica da Escola de Educação Básica Municipal Francisco Pereira de Andrade do distrito de Itacima da cidade de Guaiúba-CE, no processo de resgate da memória local a partir dos desfiles apresentados à comunidade. O que suscitou problematizar a lógica em que se expõe a instituição para a população através do seu cortejo patriótico apreciado e vivenciado por uma grande quantidade de moradores. Para essa empreitada, foi necessária uma abordagem metodológica com base na pesquisa exploratória que se utilizou de um arcabouço de fontes escritas, orais e fotográficas para a análise do contexto histórico em estudo, que abarca as primeiras décadas do século XX até o contexto atual. À vista disso, buscou-se pela investigação dos atos que envolvem os desfiles, momento este, em que a escola tenta narrar e alegorizar sua própria existência, reunindo seus símbolos e personagens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10088/4116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 52 (2023)
2238-9024
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217362152030208