Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Saúde e Desenvolvimento Humano |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204 |
Resumo: | Objetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades. |
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Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizadosMotor Interventions and Functional Capacity of Children with Cerebral Palsy: An Integrative Review of Randomized Controlled Clinical TrialsCiências da Saúde/Saúde infantil/FisioterapiaParalisia cerebral; Ensaio clínico controlado randomizado; ReabilitaçãoCerebral Palsy; Randomized Controlled Trial; RehabilitationObjetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades.Objective: Identify motor interventions that have been used in controlled and randomized clinical trials about functionality of children with cerebral palsy.Material and Methods: This is an integrative literature review. The databases used were: Medline, Scopus, Web of Science and PeDRO; and the CINAHL electronic library (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature). The SPIDER strategy was followed; and the terms used in the searches referred to: “sample”, “phenomena of interest”, “design”, “evaluation of the phenomenon” and “type of research”.Results: Nine controlled and randomized clinical trials published between 2015 and 2019 were found. The use of interactive virtual games was the most adopted intervention and the domains most evaluated included gait, gross motor function, social participation, self-care, mobility, and balance. And the most used instruments were: Gross Motor Function Measure, Pediatric Evaluation of Disability Inventory and the 6-minute Walk Test.Conclusion: A variety of motor interventions have been applied to this population, and the use of virtual games are among the most used as adjuvants in treatments. In view of the treatment options, it is essential that professionals opt for safe and effective evidence-based interventions that will help children reach their maximum individual potential.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSantos, Patrícia Domingos dosWeber, Fernanda MatosSilva, Guilherme Boese daReis, Milena Ketzer Caliendo dosSilva, Franciele Cascaes daSilva, Rudney da2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/820410.18316/sdh.v10i1.8204Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)2317-8582reponame:Saúde e Desenvolvimento Humanoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/1954https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/2628Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T13:37:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8204Revistahttp://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimentohttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/oaisdh@unilasalle.edu.br2317-85822317-8582opendoar:2022-05-30T13:37:31Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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