Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Domingos dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Weber, Fernanda Matos, Silva, Guilherme Boese da, Reis, Milena Ketzer Caliendo dos, Silva, Franciele Cascaes da, Silva, Rudney da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Desenvolvimento Humano
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204
Resumo: Objetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades.
id UNILASALLE-6_7aed03a2e29e887d70939866e08ffeff
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8204
network_acronym_str UNILASALLE-6
network_name_str Saúde e Desenvolvimento Humano
repository_id_str
spelling Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizadosMotor Interventions and Functional Capacity of Children with Cerebral Palsy: An Integrative Review of Randomized Controlled Clinical TrialsCiências da Saúde/Saúde infantil/FisioterapiaParalisia cerebral; Ensaio clínico controlado randomizado; ReabilitaçãoCerebral Palsy; Randomized Controlled Trial; RehabilitationObjetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades.Objective: Identify motor interventions that have been used in controlled and randomized clinical trials about functionality of children with cerebral palsy.Material and Methods: This is an integrative literature review. The databases used were: Medline, Scopus, Web of Science and PeDRO; and the CINAHL electronic library (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature). The SPIDER strategy was followed; and the terms used in the searches referred to: “sample”, “phenomena of interest”, “design”, “evaluation of the phenomenon” and “type of research”.Results: Nine controlled and randomized clinical trials published between 2015 and 2019 were found. The use of interactive virtual games was the most adopted intervention and the domains most evaluated included gait, gross motor function, social participation, self-care, mobility, and balance. And the most used instruments were: Gross Motor Function Measure, Pediatric Evaluation of Disability Inventory and the 6-minute Walk Test.Conclusion: A variety of motor interventions have been applied to this population, and the use of virtual games are among the most used as adjuvants in treatments. In view of the treatment options, it is essential that professionals opt for safe and effective evidence-based interventions that will help children reach their maximum individual potential.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasSantos, Patrícia Domingos dosWeber, Fernanda MatosSilva, Guilherme Boese daReis, Milena Ketzer Caliendo dosSilva, Franciele Cascaes daSilva, Rudney da2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/820410.18316/sdh.v10i1.8204Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)2317-8582reponame:Saúde e Desenvolvimento Humanoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/1954https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/2628Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T13:37:31Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8204Revistahttp://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimentohttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/oaisdh@unilasalle.edu.br2317-85822317-8582opendoar:2022-05-30T13:37:31Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
Motor Interventions and Functional Capacity of Children with Cerebral Palsy: An Integrative Review of Randomized Controlled Clinical Trials
title Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
spellingShingle Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
Santos, Patrícia Domingos dos
Ciências da Saúde/Saúde infantil/Fisioterapia
Paralisia cerebral; Ensaio clínico controlado randomizado; Reabilitação
Cerebral Palsy; Randomized Controlled Trial; Rehabilitation
title_short Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
title_full Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
title_fullStr Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
title_full_unstemmed Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
title_sort Intervenções motoras e funcionalidade de crianças com paralisia cerebral: uma revisão integrativa de ensaios clínicos controlados e randomizados
author Santos, Patrícia Domingos dos
author_facet Santos, Patrícia Domingos dos
Weber, Fernanda Matos
Silva, Guilherme Boese da
Reis, Milena Ketzer Caliendo dos
Silva, Franciele Cascaes da
Silva, Rudney da
author_role author
author2 Weber, Fernanda Matos
Silva, Guilherme Boese da
Reis, Milena Ketzer Caliendo dos
Silva, Franciele Cascaes da
Silva, Rudney da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Domingos dos
Weber, Fernanda Matos
Silva, Guilherme Boese da
Reis, Milena Ketzer Caliendo dos
Silva, Franciele Cascaes da
Silva, Rudney da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde/Saúde infantil/Fisioterapia
Paralisia cerebral; Ensaio clínico controlado randomizado; Reabilitação
Cerebral Palsy; Randomized Controlled Trial; Rehabilitation
topic Ciências da Saúde/Saúde infantil/Fisioterapia
Paralisia cerebral; Ensaio clínico controlado randomizado; Reabilitação
Cerebral Palsy; Randomized Controlled Trial; Rehabilitation
description Objetivo: Revisar de forma integrativa as intervenções motoras que têm sido utilizadas em estudos clínicos controlados e randomizados sobre funcionalidade de crianças com paralisia cerebral.Materiais e Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line), Scopus, Web of Science e PeDRO (Physiotherapy Evidence Database); e biblioteca eletrônica CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); e seguiram a estratégia SPIDER (Sample, phenomenon of interest, design, evaluation and research type). Também foram incluídos por meio de busca manual os termos: Modalidades de Terapia Física, Técnicas de Terapia Física e Fisioterapia Neurológica.Resultados: Foram encontrados nove ensaios clínicos controlados e randomizados. Os instrumentos mais utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI); Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88 e GMFM-66); Teste de Caminhada de 6 minutos e o Teste de Caminhada de 10 metros. As intervenções motoras/físicas adotadas foram: uso de jogos virtuais; treino de marcha; ciclismo; exercícios aeróbios; exercícios de força e resistência funcional; treinamento funcional domiciliar; e fisioterapia convencional.Conclusão: Profissionais devem conhecer intervenções seguras e eficazes baseadas em evidências, que juntamente com experiências pessoais, interesse e motivação das crianças, possam ajudar a potencializar suas capacidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204
10.18316/sdh.v10i1.8204
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204
identifier_str_mv 10.18316/sdh.v10i1.8204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/8204/pdf
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/1954
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/8204/2628
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)
Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 1 (2022)
2317-8582
reponame:Saúde e Desenvolvimento Humano
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Saúde e Desenvolvimento Humano
collection Saúde e Desenvolvimento Humano
repository.name.fl_str_mv Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv sdh@unilasalle.edu.br
_version_ 1749120543924158464