Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Desenvolvimento Humano |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC. |
id |
UNILASALLE-6_f6b7d4505d7eb28f90bc61e0d24b14f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9250 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-6 |
network_name_str |
Saúde e Desenvolvimento Humano |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebralEstimulação Precoce; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento motor; PandemiaIntrodução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasHartel, SarahRigoni, Denise de BarrosGerzson, Laís Rodriguesde Almeida, Carla Skilhan2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/925010.18316/sdh.v10i3.9250Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022)Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022)2317-8582reponame:Saúde e Desenvolvimento Humanoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2445https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2446https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2448https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2449https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2450Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T16:35:15Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9250Revistahttp://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimentohttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/oaisdh@unilasalle.edu.br2317-85822317-8582opendoar:2022-11-03T16:35:15Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
title |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral Hartel, Sarah Estimulação Precoce; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento motor; Pandemia |
title_short |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
title_full |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
title_sort |
Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral |
author |
Hartel, Sarah |
author_facet |
Hartel, Sarah Rigoni, Denise de Barros Gerzson, Laís Rodrigues de Almeida, Carla Skilhan |
author_role |
author |
author2 |
Rigoni, Denise de Barros Gerzson, Laís Rodrigues de Almeida, Carla Skilhan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartel, Sarah Rigoni, Denise de Barros Gerzson, Laís Rodrigues de Almeida, Carla Skilhan |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estimulação Precoce; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento motor; Pandemia |
topic |
Estimulação Precoce; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento motor; Pandemia |
description |
Introdução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250 10.18316/sdh.v10i3.9250 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250 |
identifier_str_mv |
10.18316/sdh.v10i3.9250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250/pdf https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2445 https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2446 https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2448 https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2449 https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022) Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022) 2317-8582 reponame:Saúde e Desenvolvimento Humano instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Saúde e Desenvolvimento Humano |
collection |
Saúde e Desenvolvimento Humano |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdh@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1749120543382044672 |