Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Desenvolvimento Humano |
DOI: | 10.18316/sdh.v10i3.9250 |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC. |
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Efeito de um programa de estimulação precoce remoto no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebralEstimulação Precoce; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento motor; PandemiaIntrodução: O desenvolvimento do cérebro acontece com a interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais. Lesões no encéfalo imaturo causam desordens permanentes no movimento e na postura. Crianças com essas alterações precisam ser encaminhadas para estimulação precoce (EP). Objetivo: avaliar o efeito de um programa remoto de EP no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Materiais e Métodos: Relato de caso com gêmeas classificadas pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e avaliadas pela Medida da Função Motora Grossa (GMFM-88) no início e fim das atividades do grupo. Resultados: Na avaliação inicial, as gêmeas A e B - classificadas como nível V no GMFCS - pontuaram 11,7% (A) e 11,3% (B) no GMFM-88. Na avaliação final, essas pontuações aumentaram para 19% e 13,5% respectivamente. Conclusão: A pontuação média foi maior que a recomendada nas duas crianças. Programa remoto de EP influencia positivamente no desenvolvimento motor de crianças com PC.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasHartel, SarahRigoni, Denise de BarrosGerzson, Laís Rodriguesde Almeida, Carla Skilhan2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/925010.18316/sdh.v10i3.9250Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022)Saúde e Desenvolvimento Humano; v. 10, n. 3 (2022)2317-8582reponame:Saúde e Desenvolvimento Humanoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/view/9250/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2445https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2446https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2448https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2449https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/article/downloadSuppFile/9250/2450Direitos autorais 2022 Saúde e Desenvolvimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T16:35:15Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/9250Revistahttp://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimentohttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/oaisdh@unilasalle.edu.br2317-85822317-8582opendoar:2022-11-03T16:35:15Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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