Compartilhamento do conhecimento interorganizacional: um estudo de caso do processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/671 |
Resumo: | A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma mostra internacional de arte contemporânea que ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde 1997; consolidando-se num evento cultural, de grandes proporções, como resposta às transformações culturais ocorridas nas duas últimas décadas. Nasceu com nome e sobrenome, e não se restringiu apenas ao Mercosul, internacionalizou-se através da importação de obras dos países-membros do bloco e além de suas fronteiras, garantindo coerência curatorial em todas as suas edições. Diante disso, a importação de obras de arte e os impactos sobre a gestão do evento, dependem do sucesso de um processo administrativo-fiscal, que é envolvido por um arcabouço de atos legais, logística internacional, obras raras e sensíveis, idiomas e regras diferentes e, principalmente, por envolver muitos intervenientes: uma complexa rede interorganizacional. Procurando entender a forma como ocorreu o diálogo entre as partes, a troca de experiências e o compartilhamento entre as parcerias firmadas na realização da Bienal do Mercosul, esta pesquisa se propõe a verificar como o conhecimento interorganizacional ocorreu no processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosul. Assim, esta dissertação tem por objetivo analisar como ocorreram as práticas de compartilhamento de memória e do conhecimento interorganizacional no processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosul. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e a coleta de dados foi efetivada pela pesquisa documental e pela entrevista narrativa. Para compor a análise dos dados lançou-se mão da análise de conteúdo, e para tanto se contemplaram as categorias de análise, com base na síntese teórica. Os resultados deste estudo revelam que, efetivamente, há compartilhamento tanto de memória, quanto de conhecimento, entretanto a gestão deste conhecimento apresenta pouca objetividade, o que demonstra a perda de informações e, em alguns casos, retrabalho e desencontros. A proposta de elaboração de cursos com o intuito de melhorar e consolidar esta gestão é o resultado desta pesquisa. |
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Michel, Márcio LeandroKarawejczyk, Tamara Cecília2016-11-21T20:48:00Z2016-11-21T20:48:00Z2016http://hdl.handle.net/11690/671A Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma mostra internacional de arte contemporânea que ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde 1997; consolidando-se num evento cultural, de grandes proporções, como resposta às transformações culturais ocorridas nas duas últimas décadas. Nasceu com nome e sobrenome, e não se restringiu apenas ao Mercosul, internacionalizou-se através da importação de obras dos países-membros do bloco e além de suas fronteiras, garantindo coerência curatorial em todas as suas edições. Diante disso, a importação de obras de arte e os impactos sobre a gestão do evento, dependem do sucesso de um processo administrativo-fiscal, que é envolvido por um arcabouço de atos legais, logística internacional, obras raras e sensíveis, idiomas e regras diferentes e, principalmente, por envolver muitos intervenientes: uma complexa rede interorganizacional. Procurando entender a forma como ocorreu o diálogo entre as partes, a troca de experiências e o compartilhamento entre as parcerias firmadas na realização da Bienal do Mercosul, esta pesquisa se propõe a verificar como o conhecimento interorganizacional ocorreu no processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosul. Assim, esta dissertação tem por objetivo analisar como ocorreram as práticas de compartilhamento de memória e do conhecimento interorganizacional no processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosul. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e a coleta de dados foi efetivada pela pesquisa documental e pela entrevista narrativa. Para compor a análise dos dados lançou-se mão da análise de conteúdo, e para tanto se contemplaram as categorias de análise, com base na síntese teórica. Os resultados deste estudo revelam que, efetivamente, há compartilhamento tanto de memória, quanto de conhecimento, entretanto a gestão deste conhecimento apresenta pouca objetividade, o que demonstra a perda de informações e, em alguns casos, retrabalho e desencontros. A proposta de elaboração de cursos com o intuito de melhorar e consolidar esta gestão é o resultado desta pesquisa.Mercosul Biennial of Visual Arts is an international contemporary art exhibition that has taken place in Porto Alegre, the capital city of Rio Grande do Sul, since 1997; consolidating as a cultural event of great dimensions, in response to cultural changes that happened in the last two decades. It was born with a name and a surname and it has not been restricted only to Mercosul. It internationalized through the import of works of art of its member countries and beyond its borders, ensuring curatorial coherence in all its editions. Therefore, the import of works of art and the impacts on the event management depend on the success of an administrative and fiscal process, which is surrounded by a framework of legal acts, international logistics, rare and sensitive works, several languages and rules and, especially because the event involves many stakeholders: a complex inter- organizational network. To try to understand how the dialogue between the parties took place, as well as the exchange and sharing of experience between partnerships when holding the Mercosul Biennial, this research study aims to verify how the inter-organizational knowledge occurred in the import process of works of art of the Mercosul Biennial. Thus, this thesis aims to analyze how the contributions of shared memory and inter-organizational knowledge in the import process of works of art of the Mercosul Biennial took place. The methodology used was a case study and data collection with documentary research and narrative interviews. To compose data analysis, we used content analysis and, for this purpose, we included categories of analysis, based on theoretical synthesis. The results of this study show that, there is, indeed, much sharing of both memory and knowledge. However, the management of this knowledge has little objectivity, which demonstrates information loss and, in some cases, rework and mismatches. The development of a course proposal in order to improve and consolidate this management is the result of this research study.Centro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)BRBienal do MercosulGestão do ConhecimentoCompartilhamentoConhecimento InterorganizacionalImportação.Compartilhamento do conhecimento interorganizacional: um estudo de caso do processo de importação de obras de arte da Bienal do Mercosulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCanoas/RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALmlmichel.pdfmlmichel.pdfapplication/octet-stream3185164http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/671/1/mlmichel.pdfa5564e1e9a16349c4ee9da7e5dd0e565MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/671/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/6712019-07-26 15:11:10.101oai:svr-net20.unilasalle.edu.br: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Repositório Institucionalopendoar:2019-07-26T18:11:10Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
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