Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro]
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Book part |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Download full: | http://hdl.handle.net/11690/2414 |
Summary: | A organização de um livro, inserido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais que têm sua gênese interdisciplinar, promove discussões amplas e profícuas. O momento atual caracteriza-se por ser um período de grandes desafios. Desafios que levam as organizações em geral, incluindo-se o segmento da economia criativa, a se prepararem para superar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia, evidenciadas pelas rápidas mudanças estabelecidas. Essas mudanças atingem a grande maioria das organizações, impulsionando o questionamento de paradigmas em todos os níveis da sociedade e do conhecimento humano, provocando em nós um estado de abertura e flexibilidade relacionadas às atuais sustentações epistemológicas do mundo contemporâneo. Entrelaçar memória, cultura e indústrias criativas, é legitimar um referencial teórico que é multidisciplinar e preocupa-se com questões ligadas à identidade, individual ou coletiva (BERND, 2013), comportando diversas abordagens, dependendo do olhar da disciplina ou do autor que dela está se ocupando, possibilitando a coexistência de visões até certo ponto antagônicas entre os autores das diversas áreas do saber. Como conceito significativo a noção de Memória tem sofrido ressignificações bastante importantes. Para Barros (2009), a memória é como um processo limitado e parcial de lembrar fatos passados ou o significado que um indivíduo representa como passado são as designações mais comuns e habituais da memória. Porém, para recordar, os indivíduos necessitam se apoiar nas convenções sociais, ou seja, o indivíduo se apropria de instrumentos criados por outros, tais como: as palavras e as ideias, sem os quais se torna impossível o funcionamento da memória individual e também de outras pessoas que possam legitimar suas recordações (GRAEBIN, 2013). Então, o indivíduo necessita das lembranças de outras pessoas para relembrar o seu próprio passado. |
id |
UNILASALLE_fba30bf6d5ac0ea77809d78a5f20f702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2414 |
network_acronym_str |
UNILASALLE |
network_name_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
repository_id_str |
|
spelling |
Telles, Tamara Cecilia KarawejczykAraujo, Margarete Panerai2022-01-27T19:31:25Z2022-01-27T19:31:25Z2020TELLES, T. C. K. ; ARAÚJO, M. Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas. In: Margarete Araujo; Tamara Cecilia Karawejczyk Telles. (Org.). Memória, Cultura e Indústrias Criativas. 1 ed. Canoas: Unilasalle, 2020, v. 1, p. 8-12. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/issue/viewFile/317/29. Acesso em: 26 jan. 2022.http://hdl.handle.net/11690/2414A organização de um livro, inserido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais que têm sua gênese interdisciplinar, promove discussões amplas e profícuas. O momento atual caracteriza-se por ser um período de grandes desafios. Desafios que levam as organizações em geral, incluindo-se o segmento da economia criativa, a se prepararem para superar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia, evidenciadas pelas rápidas mudanças estabelecidas. Essas mudanças atingem a grande maioria das organizações, impulsionando o questionamento de paradigmas em todos os níveis da sociedade e do conhecimento humano, provocando em nós um estado de abertura e flexibilidade relacionadas às atuais sustentações epistemológicas do mundo contemporâneo. Entrelaçar memória, cultura e indústrias criativas, é legitimar um referencial teórico que é multidisciplinar e preocupa-se com questões ligadas à identidade, individual ou coletiva (BERND, 2013), comportando diversas abordagens, dependendo do olhar da disciplina ou do autor que dela está se ocupando, possibilitando a coexistência de visões até certo ponto antagônicas entre os autores das diversas áreas do saber. Como conceito significativo a noção de Memória tem sofrido ressignificações bastante importantes. Para Barros (2009), a memória é como um processo limitado e parcial de lembrar fatos passados ou o significado que um indivíduo representa como passado são as designações mais comuns e habituais da memória. Porém, para recordar, os indivíduos necessitam se apoiar nas convenções sociais, ou seja, o indivíduo se apropria de instrumentos criados por outros, tais como: as palavras e as ideias, sem os quais se torna impossível o funcionamento da memória individual e também de outras pessoas que possam legitimar suas recordações (GRAEBIN, 2013). Então, o indivíduo necessita das lembranças de outras pessoas para relembrar o seu próprio passado.Ed. UnilasalleMemóriaCulturaIndústrias CriativasAproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro]info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salleinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEORIGINALtcktelles.pdftcktelles.pdfOpen Accessapplication/pdf2183430http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2414/1/tcktelles.pdffe9cf591a4e7e220083cbae1431258cfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2414/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211690/24142022-01-27 16:36:35.205oai:svr-net20.unilasalle.edu.br:11690/2414Repositório Institucionalopendoar:2022-01-27T19:36:35Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
title |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
spellingShingle |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk Memória Cultura Indústrias Criativas |
title_short |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
title_full |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
title_fullStr |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
title_full_unstemmed |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
title_sort |
Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas [capitulo de livro] |
author |
Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk |
author_facet |
Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk Araujo, Margarete Panerai |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Margarete Panerai |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk Araujo, Margarete Panerai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Cultura Indústrias Criativas |
topic |
Memória Cultura Indústrias Criativas |
description |
A organização de um livro, inserido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais que têm sua gênese interdisciplinar, promove discussões amplas e profícuas. O momento atual caracteriza-se por ser um período de grandes desafios. Desafios que levam as organizações em geral, incluindo-se o segmento da economia criativa, a se prepararem para superar as dificuldades apresentadas no dia-a-dia, evidenciadas pelas rápidas mudanças estabelecidas. Essas mudanças atingem a grande maioria das organizações, impulsionando o questionamento de paradigmas em todos os níveis da sociedade e do conhecimento humano, provocando em nós um estado de abertura e flexibilidade relacionadas às atuais sustentações epistemológicas do mundo contemporâneo. Entrelaçar memória, cultura e indústrias criativas, é legitimar um referencial teórico que é multidisciplinar e preocupa-se com questões ligadas à identidade, individual ou coletiva (BERND, 2013), comportando diversas abordagens, dependendo do olhar da disciplina ou do autor que dela está se ocupando, possibilitando a coexistência de visões até certo ponto antagônicas entre os autores das diversas áreas do saber. Como conceito significativo a noção de Memória tem sofrido ressignificações bastante importantes. Para Barros (2009), a memória é como um processo limitado e parcial de lembrar fatos passados ou o significado que um indivíduo representa como passado são as designações mais comuns e habituais da memória. Porém, para recordar, os indivíduos necessitam se apoiar nas convenções sociais, ou seja, o indivíduo se apropria de instrumentos criados por outros, tais como: as palavras e as ideias, sem os quais se torna impossível o funcionamento da memória individual e também de outras pessoas que possam legitimar suas recordações (GRAEBIN, 2013). Então, o indivíduo necessita das lembranças de outras pessoas para relembrar o seu próprio passado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-27T19:31:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-27T19:31:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TELLES, T. C. K. ; ARAÚJO, M. Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas. In: Margarete Araujo; Tamara Cecilia Karawejczyk Telles. (Org.). Memória, Cultura e Indústrias Criativas. 1 ed. Canoas: Unilasalle, 2020, v. 1, p. 8-12. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/issue/viewFile/317/29. Acesso em: 26 jan. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11690/2414 |
identifier_str_mv |
TELLES, T. C. K. ; ARAÚJO, M. Aproximações caleidoscópicas entre memória, cultura e indústrias criativas. In: Margarete Araujo; Tamara Cecilia Karawejczyk Telles. (Org.). Memória, Cultura e Indústrias Criativas. 1 ed. Canoas: Unilasalle, 2020, v. 1, p. 8-12. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/books/issue/viewFile/317/29. Acesso em: 26 jan. 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11690/2414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ed. Unilasalle |
publisher.none.fl_str_mv |
Ed. Unilasalle |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
collection |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2414/1/tcktelles.pdf http://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/2414/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe9cf591a4e7e220083cbae1431258cf 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797047732664270848 |