Ambientes de inovação para a indústria criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Guimarães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Tiago Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232
Resumo: Este estudo busca identificar a participação da indústria criativa e da classe criativa nos ambientes dedicados à inovação. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica sobre o movimento maker, ambientes de inovação e indústria criativa, e de uma pesquisa quantitativa, em que são analisados os dados do censo 2017 do Coworking Brasil, e da Rede Fab Lab Brasil. Os resultados demonstram que os ambientes de inovação crescem diante da emergência de novas formas de trabalho e de relacionamento no ambiente de trabalho e como resultado de avanços tecnológicos, o que não pode ser interpretado como uma tendência, mas como uma forma de fortalecimento dos setores e da classe criativa.
id USCS_0e8efa231951d8ea79fbeb119f5865ee
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5232
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling Ambientes de inovação para a indústria criativaInnovation environments for the creative industryclasse criativacultura makerindústria criativaIndústria Criativacreative classmaker culturecreative industryEste estudo busca identificar a participação da indústria criativa e da classe criativa nos ambientes dedicados à inovação. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica sobre o movimento maker, ambientes de inovação e indústria criativa, e de uma pesquisa quantitativa, em que são analisados os dados do censo 2017 do Coworking Brasil, e da Rede Fab Lab Brasil. Os resultados demonstram que os ambientes de inovação crescem diante da emergência de novas formas de trabalho e de relacionamento no ambiente de trabalho e como resultado de avanços tecnológicos, o que não pode ser interpretado como uma tendência, mas como uma forma de fortalecimento dos setores e da classe criativa.This study seeks to identify the participation of the creative industry and the creative class in the environments dedicated to innovation. To do so, it is based on literature review on the Maker’s Movement, innovation environments, and the creative industry, and on a quantitative research, in which the data of the 2017 Coworking Brazil Census and the Fab Lab Brazil Network are analyzed. The results show that innovation environments grow from the birth of new forms of work and relationships in the work environment and as a result of technological advances, which can not be interpreted as a trend, but as a way of strengthening the sectors and the creative class.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2018-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/523210.13037/ci.vol19n40.5232Comunicação & Inovação; v. 19 n. 40 (2018): Comunicação & Inovação; 144-1592178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232/2452Copyright (c) 2018 Marcela Guimarães Silva, Tiago Costa Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcela GuimarãesMartins, Tiago Costa2022-10-04T19:13:15Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/5232Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:15Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de inovação para a indústria criativa
Innovation environments for the creative industry
title Ambientes de inovação para a indústria criativa
spellingShingle Ambientes de inovação para a indústria criativa
Silva, Marcela Guimarães
classe criativa
cultura maker
indústria criativa
Indústria Criativa
creative class
maker culture
creative industry
title_short Ambientes de inovação para a indústria criativa
title_full Ambientes de inovação para a indústria criativa
title_fullStr Ambientes de inovação para a indústria criativa
title_full_unstemmed Ambientes de inovação para a indústria criativa
title_sort Ambientes de inovação para a indústria criativa
author Silva, Marcela Guimarães
author_facet Silva, Marcela Guimarães
Martins, Tiago Costa
author_role author
author2 Martins, Tiago Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães
Martins, Tiago Costa
dc.subject.por.fl_str_mv classe criativa
cultura maker
indústria criativa
Indústria Criativa
creative class
maker culture
creative industry
topic classe criativa
cultura maker
indústria criativa
Indústria Criativa
creative class
maker culture
creative industry
description Este estudo busca identificar a participação da indústria criativa e da classe criativa nos ambientes dedicados à inovação. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica sobre o movimento maker, ambientes de inovação e indústria criativa, e de uma pesquisa quantitativa, em que são analisados os dados do censo 2017 do Coworking Brasil, e da Rede Fab Lab Brasil. Os resultados demonstram que os ambientes de inovação crescem diante da emergência de novas formas de trabalho e de relacionamento no ambiente de trabalho e como resultado de avanços tecnológicos, o que não pode ser interpretado como uma tendência, mas como uma forma de fortalecimento dos setores e da classe criativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232
10.13037/ci.vol19n40.5232
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol19n40.5232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232/2452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Marcela Guimarães Silva, Tiago Costa Martins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Marcela Guimarães Silva, Tiago Costa Martins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 19 n. 40 (2018): Comunicação & Inovação; 144-159
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369664487424