Perfil e competências de secretárias/os de programas de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Silvia Adriana da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/1416
Resumo: Esta dissertação tem como foco a gestão dos Programas de Pós-Graduação em Educação avaliados e reconhecidos pela CAPES. Delimita seu campo empírico ao perfil e às competências de secretárias/os que neles atuam, destacando as demandas que envolvem a gestão com a implantação da Plataforma Sucupira que publiciza os indicadores necessários à avaliação quadrienal dos PPGs coordenada pela CAPES. A pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Gestão, Educação e Políticas Públicas”, analisa a atuação das/os secretárias/os dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, em relação às demandas geradas pelo sistema de avaliação quadrienal da CAPES visando à qualificação dos processos e práticas gestoras destas colaboradoras para o melhor desempenho das coordenações, dos corpos docente e discente no que se refere às questões administrativo-pedagógicas demandadas pelo processo de avaliação. Para dar sustentação teórica à abordagem sobre a gestão e competências, utilizamos autores como: Libâneo (2004); Chiavenato (2006); Menegat e Colossi (2009); Bergamini (2012), Zarifian (2012, 2003) e Le Boterf (2003, 2006). A pesquisa realiza um levantamento tipo survey exploratório-descritivo, com apoio bibliográfico e documental, caracterizando-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. A investigação constatou que do total de 85 secretárias/os participantes da pesquisa, a maioria é do sexo feminino 58 (68%), predomina a faixa-etária de 30 a 39 anos, a maioria (53%) atua nos PPGs entre 4 a 10 anos, destacando-se quatro secretárias com mais de 20 anos de atuação profissional no PPG, ou seja, o tempo de atuação demostra certa experiência na função. A formação predominante é a graduação em Administração. Mais da metade das participantes da pesquisa busca se atualizar e se qualificar para atender às exigências da gestão da pós-graduação. Entre os cursos de treinamento e outras iniciativas de capacitação destaca-se o Fórum de Secretárias/os da região Sul (FORSEC) e o Encontro Nacional (ENSEC).
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A pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Gestão, Educação e Políticas Públicas”, analisa a atuação das/os secretárias/os dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação, em relação às demandas geradas pelo sistema de avaliação quadrienal da CAPES visando à qualificação dos processos e práticas gestoras destas colaboradoras para o melhor desempenho das coordenações, dos corpos docente e discente no que se refere às questões administrativo-pedagógicas demandadas pelo processo de avaliação. Para dar sustentação teórica à abordagem sobre a gestão e competências, utilizamos autores como: Libâneo (2004); Chiavenato (2006); Menegat e Colossi (2009); Bergamini (2012), Zarifian (2012, 2003) e Le Boterf (2003, 2006). A pesquisa realiza um levantamento tipo survey exploratório-descritivo, com apoio bibliográfico e documental, caracterizando-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. A investigação constatou que do total de 85 secretárias/os participantes da pesquisa, a maioria é do sexo feminino 58 (68%), predomina a faixa-etária de 30 a 39 anos, a maioria (53%) atua nos PPGs entre 4 a 10 anos, destacando-se quatro secretárias com mais de 20 anos de atuação profissional no PPG, ou seja, o tempo de atuação demostra certa experiência na função. A formação predominante é a graduação em Administração. Mais da metade das participantes da pesquisa busca se atualizar e se qualificar para atender às exigências da gestão da pós-graduação. Entre os cursos de treinamento e outras iniciativas de capacitação destaca-se o Fórum de Secretárias/os da região Sul (FORSEC) e o Encontro Nacional (ENSEC).Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2020-09-04T16:24:04Z No. of bitstreams: 1 sassoares.pdf: 1758725 bytes, checksum: acfffeb7bbaf96b968ea07363f728ae1 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-04T16:24:04Z (GMT). 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