Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: contribuições para implementação de uma gestão inclusiva para instituições comunitárias de educação superior
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11690/1410 |
Resumo: | Esta tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Refere-se à Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) na Educação Superior. Procura apresentar contribuições para a gestão inclusiva nas Instituições de educação comunitária superior. O problema de investigação desta tese é: Quais são as estratégias para implementação das diretrizes para uma política de gestão inclusiva nas Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES)? Tem por objetivo geral, propor contribuições, às ICES, associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), para implementação de uma Gestão Inclusiva nas Instituições Comunitárias de Educação Superior. A tese aqui desenvolvida é: O Brasil tem diretrizes para uma política inclusiva na educação superior. Contudo, não consegue implementar tais diretrizes por falta de estratégias que as viabilizem. A metodologia é qualitativa. Um estudo de caso das Universidades Comunitárias Gaúchas. Para a coleta de dados, além da análise documental e revisão de literatura, foi aplicado um questionário, via formulários do google.doc para as universidades associadas ao COMUNG. A Análise de Dados considera a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados apontam que todas as Instituições investigadas adotam estratégias para cumprir as normativas vigentes, quanto ao acesso para as pessoas com deficiência na Educação Superior. Porém, quase todas as respondentes afirmam que o desafio para uma gestão inclusiva está na falta de uma cultura inclusiva, na falta de preparo dos docentes e demais envolvidos no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Nas Considerações Finais propõe-se o processo de desenvolvimento e fortalecimento dos Consórcios de ICES, como estratégia para a implementação de um ciclo da Gestão Inclusiva, permanente, na ICES. |
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Contudo, não consegue implementar tais diretrizes por falta de estratégias que as viabilizem. A metodologia é qualitativa. Um estudo de caso das Universidades Comunitárias Gaúchas. Para a coleta de dados, além da análise documental e revisão de literatura, foi aplicado um questionário, via formulários do google.doc para as universidades associadas ao COMUNG. A Análise de Dados considera a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados apontam que todas as Instituições investigadas adotam estratégias para cumprir as normativas vigentes, quanto ao acesso para as pessoas com deficiência na Educação Superior. Porém, quase todas as respondentes afirmam que o desafio para uma gestão inclusiva está na falta de uma cultura inclusiva, na falta de preparo dos docentes e demais envolvidos no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Nas Considerações Finais propõe-se o processo de desenvolvimento e fortalecimento dos Consórcios de ICES, como estratégia para a implementação de um ciclo da Gestão Inclusiva, permanente, na ICES.Submitted by DSpace Unilasalle (dspace@unilasalle.edu.br) on 2020-07-14T17:44:54Z No. of bitstreams: 1 svdhfreitas.pdf: 5697479 bytes, checksum: c52c9f7b12ffe5df5a40d19661ae9ed0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-14T17:44:54Z (GMT). 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