Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11690/3536
Resumo: A presente tese, inserida nas linhas de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” e "Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação", tem como questão norteadora: Como se configuram o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, na contação de história, para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre? A tese consiste na seguinte proposta: a contação de história propiciada no espaço da hora do conto é uma possibilidade de configurar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa nos anos finais. Na contação de histórias, articulamos as quatro habilidades linguísticas e transformamos o fazer em aula, contextualizando os conhecimentos, ou seja, conhecimento associado ao dia a dia do aluno, tornando o inglês significativo e vivo para ele. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineamento explicativo e, como procedimento técnico, o estudo de caso. O corpus para análise da tese é formado por transcrições das videochamadas (plataforma Google Meet) nas aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE); observações das aulas do 6o ano; material produzido pelos alunos e, na sequência, a análise textual discursiva. Das reflexões sobre a prática pedagógica, emergiram tensionamentos a partir do acesso à tecnologia e conectividade dos participantes, gerando dificuldade no engajamento e participação nas atividades da contação de histórias. Para os alunos, os encontros da contação de histórias representavam a fuga da sua rotina de sala de aula ainda que online. Assim, destacaram-se três categorias principais: “contextualização da contação de histórias”, pois os conhecimentos prévios dos alunos estavam alinhados aos objetos de conhecimento explorados em língua inglesa na contação de histórias; “as quatro habilidades no ensino e aprendizagem da língua inglesa”, que são habilidades linguísticas e comunicativas, visadas no ensino e aprendizagem da língua inglesa e exploradas e utilizadas na contação de histórias; “das dificuldades à superação: o trajeto de aprendizagem dos alunos”, neste, acompanhou-se o trajeto dos alunos durante sua aprendizagem, nas aulas de contação de histórias em inglês. Os resultados de 2021 e 2022 foram divididos em seis aspectos, a saber: letramento digital dos alunos, pontualidade na entrega de tarefas de casa, contação de histórias, participação e engajamento dos alunos, produção linguística e relação entre professor e alunos. Percebeu- se que a contação de histórias pode ser utilizada como uma forma de promover o ensino e aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental, pois permite a participação ativa na aprendizagem dos alunos, além de promover a exploração das fronteiras da imaginação e criatividade em sala de aula.
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Na contação de histórias, articulamos as quatro habilidades linguísticas e transformamos o fazer em aula, contextualizando os conhecimentos, ou seja, conhecimento associado ao dia a dia do aluno, tornando o inglês significativo e vivo para ele. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineamento explicativo e, como procedimento técnico, o estudo de caso. O corpus para análise da tese é formado por transcrições das videochamadas (plataforma Google Meet) nas aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE); observações das aulas do 6o ano; material produzido pelos alunos e, na sequência, a análise textual discursiva. Das reflexões sobre a prática pedagógica, emergiram tensionamentos a partir do acesso à tecnologia e conectividade dos participantes, gerando dificuldade no engajamento e participação nas atividades da contação de histórias. Para os alunos, os encontros da contação de histórias representavam a fuga da sua rotina de sala de aula ainda que online. Assim, destacaram-se três categorias principais: “contextualização da contação de histórias”, pois os conhecimentos prévios dos alunos estavam alinhados aos objetos de conhecimento explorados em língua inglesa na contação de histórias; “as quatro habilidades no ensino e aprendizagem da língua inglesa”, que são habilidades linguísticas e comunicativas, visadas no ensino e aprendizagem da língua inglesa e exploradas e utilizadas na contação de histórias; “das dificuldades à superação: o trajeto de aprendizagem dos alunos”, neste, acompanhou-se o trajeto dos alunos durante sua aprendizagem, nas aulas de contação de histórias em inglês. Os resultados de 2021 e 2022 foram divididos em seis aspectos, a saber: letramento digital dos alunos, pontualidade na entrega de tarefas de casa, contação de histórias, participação e engajamento dos alunos, produção linguística e relação entre professor e alunos. 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