Contradição, Politecnia e Revolução: Limites de uma polêmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1664 |
Resumo: | Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José Martins |
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Contradição, Politecnia e Revolução: Limites de uma polêmicaRevoluçãoPolitecniaContradiçãoAnais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsO objetivo geral do artigo é apresentar a importância da apreensão do movimento contraditório do capital e a capacidade da classe trabalhadora produzir ação política que se coloque em enfrenta- mento com a ordem estabelecida, problematizando a questão educacional. Considerando que a relação social determinante é a de exploração do capital sobre o trabalho e, portanto, personifica- dos nas classes antagônicas desse modo de produção, burguesia e proletariado. Se entendermos o desenvolvimento do modo de produção capitalista como a materialidade onde se desenrolam de- terminadas estratégias políticas das organizações das classes sociais, é preciso também perceber que ao mesmo tempo essas estratégias e sistemas econômicos “modelam” os diferentes processos educativos. Aqui inicia o debate acerca do papel da escola nessas particularidades e também de seu papel no conjunto da formulação estratégica de cada período histórico. Discutiremos com a concepção de politecnia e a problematizaremos. Sendo assim, será necessária uma análise da rea- lidade brasileira para derivar uma estratégia de revolução particular a nossa formação social e também é necessária uma mesma análise quanto à escola.PPG – IELA – UNILA2015info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessVelho, Ricardo Scopelreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:43:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1664Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:43:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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