Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Carine Rossane Piassetta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3224
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_0e3b9c4ad927cf22d0b9b7084cbbc40b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3224
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatraisProcesso cênicoTeatroAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O inicio do século XXI apresenta um panorama significativo para a aprendizagem do ensino teatral no ambiente escolar, tendo como base os processos cênicos realizados pelo subprojeto Teatro do IFPR- Campus Palmas. O presente artigo demonstra possibilidades de práxis pedagógicas, em andamento, com o ensino fundamental formal e não formal do município de Palmas, interior do Paraná. A proposta é repertoriar os estudantes do curso de Artes Visuais que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Para tal, temos dois supervisores parceiros, um da escola Estadual Alto da Glória e outro da escola Municipal Nascer para a Arte. A metodologia proposta é de pesquisa ação e pesquisa bibliográfica. Tendo como base autores da Arte-educação, documentos oficiais nacionais e autores do teatro e teatrólogos. A proposta nasce da tentativa de exercitar a prática pedagógica cênica, com abordagem de diferentes sujeitos numa experiência de um trabalho de criação total e unitário artístico , articulada com a apreciação pessoal do bolsista e a realidade escolar vivenciadas. O resultado da expressividade artística deve conter os materiais conceituais, práticos produzidos pelos discentes, com orientação da coordenadora e supervisor no contexto que está inserido, no encerramento do segundo semestreUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Carine Rossane Piassettareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3224Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
title Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
spellingShingle Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
Xavier, Carine Rossane Piassetta
Processo cênico
Teatro
title_short Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
title_full Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
title_fullStr Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
title_full_unstemmed Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
title_sort Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
author Xavier, Carine Rossane Piassetta
author_facet Xavier, Carine Rossane Piassetta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Carine Rossane Piassetta
dc.subject.por.fl_str_mv Processo cênico
Teatro
topic Processo cênico
Teatro
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3224
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285252250206208