Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durso, Fábio Cabral
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amato, Laura Janaína Dias
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5685
Resumo: O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
id UNIL_1281a31eaea97390e80e013de3017403
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5685
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superiorInternacionalização da Educação SuperiorMobilidade Acadêmica (Colômbia-Brasil)O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.A mobilidade internacional de estudantes é um dos aspectos relevantes que caracteriza as sociedades modernas, principalmente com fenômeno da globalização. Os estudos de mobilidade territorial não se limitam apenas em conhecer e analisar os movimentos no interior do país, como também resulta numa busca importante sobre o conhecimento deste tipo de mobilidade que transcende as fronteiras. Neste sentido, podemos perceber que uma certa mudança vem ocorrendo com a chegada de estudantes internacionais nas universidades brasileiras. Este aumento se deve sobretudo por um processo denominado de Internacionalização da Educação Superior. Jane Knight (2005), uma das principais especialistas no assunto, mostra que a definição do conceito geral da internacionalização da educação superior é estabelecida como um processo de integração do contexto internacional de investigação, de ensino e nas atribuições e serviços prestados pelas instituições de ensino superior. No entanto, este conceito envolve muitos outros fatores sociais, como por exemplo a interculturalidade e as políticas de integração para o fortalecimento da mobilidade estudantil e demais temas que serão discutidos ao longo do trabalho. O questionamento central que move este estudo é procurar entender e discutir quais são os principais eixos e o porquê deste movimento/fluxo de estudantes colombianos para algumas universidades brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior. Resultados preliminares desta pesquisa mostram que tais eixos podem variar desde o contexto da educação superior tanto do país de saída, no caso a Colômbia, até o país de chegada, no caso o Brasil. E paralelamente eixos relacionados a migração laboral e acadêmica que indicam, a priori, fatores relacionados a questões econômicas.Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA2019-09-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessDurso, Fábio CabralAmato, Laura Janaína Diasreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:30:23Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5685Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:30:23Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
title Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
spellingShingle Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
Durso, Fábio Cabral
Internacionalização da Educação Superior
Mobilidade Acadêmica (Colômbia-Brasil)
title_short Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
title_full Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
title_fullStr Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
title_full_unstemmed Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
title_sort Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior
author Durso, Fábio Cabral
author_facet Durso, Fábio Cabral
Amato, Laura Janaína Dias
author_role author
author2 Amato, Laura Janaína Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durso, Fábio Cabral
Amato, Laura Janaína Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização da Educação Superior
Mobilidade Acadêmica (Colômbia-Brasil)
topic Internacionalização da Educação Superior
Mobilidade Acadêmica (Colômbia-Brasil)
description O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5685
identifier_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285241899712512