Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locks, Noeli Alice Royer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2976
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Ms. Hélio César Fernandes Marques
id UNIL_15602bb4dbb9f4fb1c07393a4ae0893a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2976
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação AmbientalEducação ambientalMatas ripáriasRio M’BoicyTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Ms. Hélio César Fernandes MarquesEste trabalho apresenta resultados de projeto coletivo bem como a análise da experiência vivida no âmbito da especialização em EA da UNILA. A análise de experiência está relatada em memorial e tem o objetivo de refletir o processo de construção do conhecimento, aprendizagens, transformações e redirecionamentos adotados durante o curso. Os resultados obtidos no Projeto Caminho das Águas do Rio M’Boicyem Foz do Iguaçu, são fruto de um trabalho participativo de educação ambiental que ocorreu em um dos bairros da zona urbana central do município e que foi capaz de unir diversos atores sociais, incluindo comunidade local, órgãos públicos e universidade, em busca de melhorias no meio ambiente local. Para tanto, inicialmente identificou-se os problemas socioambientais existentes naquela área, mediante diálogo com os moradores, para então dar início ao conjunto de atividades de educação ambiental e recuperação da mata ciliar. Pode-se dizer que os resultados relatados aqui são parciais, tendo em vista que os benefícios alcançados com o projeto certamente se estenderão muito além do presente momento, não podendo, portanto, ser devidamente mensurados e computados atualmente em sua integralidade. Contudo, é possível afirmar com segurança, que os resultados obtidos de modo geral são bastante significativos. Além disso, concluiu-se que foi de fundamental importância para o êxito das ações realizadas a integração entre os vários grupos organizados, possibilitando o encaminhamento adequado das discussões sobre os problemas diagnosticados e suas possíveis soluçõesThis paper presents results of a collective project as well as the analysis of the experience of UNILA's specialization in EA. The experience analysis is reported in memorial and aims to reflect the process of knowledge construction, learning, transformations and redirections adopted during the course. The results obtained at the M'Boicy River Waters Project in Foz do Iguaçu are the result of a participatory environmental education project that took place in one of the districts of the city's central urban zone and was able to unite diverse social actors, including local community, public agencies and university, in search of improvements in the local environment. In order to do so, it was initially identified the socio-environmental problems that exist in that area, through dialogue with the residents, to then begin the set of activities of environmental education and recovery of the riparian forest. It can be said that the results reported here are partial, given that the benefits achieved with the project will certainly extend far beyond the present moment, and can not therefore be properly measured and computed at present in their entirety. However, it is safe to say that the results obtained in general are quite significant. In addition, it was concluded that it was of fundamental importance for the success of the actions carried out the integration among the various organized groups, allowing the appropriate referral of the discussions on the problems diagnosed and their possible solutionsMarques, Hélio César FernandesLocks, Noeli Alice Royer2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLOCKS, Noeli Alice Royer. Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental. 2017. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Ambiental) - Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA. 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:56:45Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2976Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:56:45Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
title Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
spellingShingle Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
Locks, Noeli Alice Royer
Educação ambiental
Matas ripárias
Rio M’Boicy
title_short Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
title_full Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
title_fullStr Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
title_sort Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental
author Locks, Noeli Alice Royer
author_facet Locks, Noeli Alice Royer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Hélio César Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Locks, Noeli Alice Royer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Matas ripárias
Rio M’Boicy
topic Educação ambiental
Matas ripárias
Rio M’Boicy
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal da Integração Latino-americana. Orientador: Prof. Ms. Hélio César Fernandes Marques
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOCKS, Noeli Alice Royer. Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental. 2017. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Ambiental) - Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA. 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2976
identifier_str_mv LOCKS, Noeli Alice Royer. Caminho das águas do Rio M'Boicy: o artesanato como instrumento de Educação Ambiental. 2017. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Ambiental) - Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA. 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285245105209344