Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4560 |
Resumo: | O presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do desenvolvimento de alguns aspectos a serem contemplados, tais como: a expressão do corpo, a imaginação, a criatividade, a improvisação, etc, queremos promover o trabalho individual e em grupo por meio da interação, num processo dialógico consciente e crítico entre os participantes. A metodologia empregada parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e da tese de doutorado de Cebulski sobre o teatro associado à perspectiva de Vygotsky como potencializadores do desenvolvimento intelectual e afetivo dos participantes. Além disto, trata-se de trabalhar os aspectos relacionados ao ensino plurilíngue e intercultural, visto que a Unila possui estes eixos norteadores de seu projeto institucional e esta diversidade está presente no cotidiano da instituição. Os resultados parciais apontam a interação entre os participantes, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades e limites e o reconhecimento do outro e da possibilidade de criação artística. Além disto, a partir da proposta de Geirola, os sujeitos buscam soluções corporais, sonoras e linguísticas desde sua própria experiência e também frente ao coletivo. |
id |
UNIL_1beef4f9b4e288538c7749c5b8d19348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4560 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural"TeatroEnsinoPlurilíngueInterculturalSIEPESEUNIExtensãoO presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do desenvolvimento de alguns aspectos a serem contemplados, tais como: a expressão do corpo, a imaginação, a criatividade, a improvisação, etc, queremos promover o trabalho individual e em grupo por meio da interação, num processo dialógico consciente e crítico entre os participantes. A metodologia empregada parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e da tese de doutorado de Cebulski sobre o teatro associado à perspectiva de Vygotsky como potencializadores do desenvolvimento intelectual e afetivo dos participantes. Além disto, trata-se de trabalhar os aspectos relacionados ao ensino plurilíngue e intercultural, visto que a Unila possui estes eixos norteadores de seu projeto institucional e esta diversidade está presente no cotidiano da instituição. Os resultados parciais apontam a interação entre os participantes, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades e limites e o reconhecimento do outro e da possibilidade de criação artística. Além disto, a partir da proposta de Geirola, os sujeitos buscam soluções corporais, sonoras e linguísticas desde sua própria experiência e também frente ao coletivo.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMPOS, Richard L.F.CASTILLO, JoséFARIA, Fernando MesquitaANDRADE, Ligia K.M.reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:14Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4560Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
title |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
spellingShingle |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" CAMPOS, Richard L.F. Teatro Ensino Plurilíngue Intercultural SIEPE SEUNI Extensão |
title_short |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
title_full |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
title_fullStr |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
title_full_unstemmed |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
title_sort |
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural" |
author |
CAMPOS, Richard L.F. |
author_facet |
CAMPOS, Richard L.F. CASTILLO, José FARIA, Fernando Mesquita ANDRADE, Ligia K.M. |
author_role |
author |
author2 |
CASTILLO, José FARIA, Fernando Mesquita ANDRADE, Ligia K.M. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOS, Richard L.F. CASTILLO, José FARIA, Fernando Mesquita ANDRADE, Ligia K.M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Ensino Plurilíngue Intercultural SIEPE SEUNI Extensão |
topic |
Teatro Ensino Plurilíngue Intercultural SIEPE SEUNI Extensão |
description |
O presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do desenvolvimento de alguns aspectos a serem contemplados, tais como: a expressão do corpo, a imaginação, a criatividade, a improvisação, etc, queremos promover o trabalho individual e em grupo por meio da interação, num processo dialógico consciente e crítico entre os participantes. A metodologia empregada parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e da tese de doutorado de Cebulski sobre o teatro associado à perspectiva de Vygotsky como potencializadores do desenvolvimento intelectual e afetivo dos participantes. Além disto, trata-se de trabalhar os aspectos relacionados ao ensino plurilíngue e intercultural, visto que a Unila possui estes eixos norteadores de seu projeto institucional e esta diversidade está presente no cotidiano da instituição. Os resultados parciais apontam a interação entre os participantes, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades e limites e o reconhecimento do outro e da possibilidade de criação artística. Além disto, a partir da proposta de Geirola, os sujeitos buscam soluções corporais, sonoras e linguísticas desde sua própria experiência e também frente ao coletivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4560 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285235506544640 |