Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6127 |
Resumo: | Trânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema surge do desejo de delinear algumas linhas de força em torno de inquietações que marcam nossa atuação como pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Responde, portanto, não à pretensão de um panorama da produção da área em nosso contexto institucional, mas ao estabelecimento de alguns diálogos possíveis em torno de questões que nos interessam e interpelam especialmente. Do esforço de traçar pontos de articulação entre pesquisas gestadas em diferentes contextos territoriais, institucionais e mesmo a partir das distintas subjetividades implicadas em propostas de escrita, surge uma série de eixos tais como a memória e o passado; os marcadores de gênero e raça como dispositivos imagéticos e críticos; os entrecruzamentos entre o cinema e outras artes, tais como a literatura e a música; a alteridade e as dinâmicas relacionais intersubjetivas que se estabelecem entre sujeitos políticos e comunidades diversas; os territórios, paisagens e geografias – existentes ou sonhadas – que desenham o subcontinente; a colonialidade e os deslocamentos políticos, espaciais e imaginários que fundam o exercício do olhar e da escuta a partir de posições latino-americanistas que são, elas mesmas, heterogêneas e em disputa. Entre as contribuições de docentes da UNILA, o volume inclui textos de Francieli Rebelatto, Ignacio del Valle Dávila e Virginia Osorio Flôres. Por sua vez, quanto aos autores e autoras convidadas que atuam em outras instituições e países como Brasil, Chile, Argentina e Colômbia, contamos com as contribuições de Andrea Molfetta, Andrea Salazar Vega, Ângela Prysthon, Cecilia Gil Mariño, Ceiça Ferreira, Cristian Vargas Paillahueque, Maria Fernanda Osorio Arias e Pablo Piedras. Temos consciência de que a publicação está longe de esgotar a diversidade de perspectivas sobre o cinema e o audiovisual que informam nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão na unila, e preferimos que seja assim. Como afirmamos na apresentação do livro, trata-se antes de mais nada de um começo de conversa; uma maneira de nos colocarmos em contato e em movimento. Não apenas reconhecemos a parcialidade do recorte, como também nos agrada constatar a impossibilidade de fazer corresponder os textos e seus respectivos autores a qualquer um desses eixos exclusivamente. Cada trabalho é por si só um ponto de convergência entre os elementos que elencamos acima, consistindo, portanto, em modos de formular respostas – parciais, contingentes – às tensões que atravessam nossa atuação na universidade, bem como o campo cinematográfico em sentido mais amplo. Isso significa dizer que o arranjo proposto aqui é, em certa medida, intercambiável. Convidamos os leitores e leitoras a retraçar conexões entre os capítulos, temas e propostas teórico-metodológicas que compõem o livro. Além de organizadores, somos responsáveis pela tradução para o português do capítulo que abre o volume, “História e Memória em Primeira Pessoa”, de autoria do pesquisador argentino Pablo Piedras. Publicado inicialmente na obra que resulta de sua pesquisa de doutorado, o texto aborda a produção argentina contemporânea que se agrupa sob a designação de “documentários subjetivos” e que, como tais, confrontam uma série de interrogantes estéticos, éticos e políticos em torno do passado recente do país. Trata-se de uma referência importante para a articulação do pensamento audiovisual centrado nas tensões históricas que atravessam o subcontinente e, de modo muito particular, o cone sul. Traduzi-lo foi uma maneira que encontramos de acionar o bilinguismo como potência de circulação e diálogo, inclusive em nossa instituição. O texto já circula bastante aqui, mas acreditamos que sua versão em português pode ampliar o acesso e, com isso, subsidiar debates que consideramos fundamentais. De fato, é o que desejamos com a proposição desse livro como um todo: que ele cumpra sua função de divulgação científica e de estímulo ao pensamento crítico. |
id |
UNIL_1cb0f2826d048fa29dbf4186341cab1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6127 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinemaCinemaAmérica LatinaCultura Latino-AmericanaSociedade Latino-AmericanaTrânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema surge do desejo de delinear algumas linhas de força em torno de inquietações que marcam nossa atuação como pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Responde, portanto, não à pretensão de um panorama da produção da área em nosso contexto institucional, mas ao estabelecimento de alguns diálogos possíveis em torno de questões que nos interessam e interpelam especialmente. Do esforço de traçar pontos de articulação entre pesquisas gestadas em diferentes contextos territoriais, institucionais e mesmo a partir das distintas subjetividades implicadas em propostas de escrita, surge uma série de eixos tais como a memória e o passado; os marcadores de gênero e raça como dispositivos imagéticos e críticos; os entrecruzamentos entre o cinema e outras artes, tais como a literatura e a música; a alteridade e as dinâmicas relacionais intersubjetivas que se estabelecem entre sujeitos políticos e comunidades diversas; os territórios, paisagens e geografias – existentes ou sonhadas – que desenham o subcontinente; a colonialidade e os deslocamentos políticos, espaciais e imaginários que fundam o exercício do olhar e da escuta a partir de posições latino-americanistas que são, elas mesmas, heterogêneas e em disputa. Entre as contribuições de docentes da UNILA, o volume inclui textos de Francieli Rebelatto, Ignacio del Valle Dávila e Virginia Osorio Flôres. Por sua vez, quanto aos autores e autoras convidadas que atuam em outras instituições e países como Brasil, Chile, Argentina e Colômbia, contamos com as contribuições de Andrea Molfetta, Andrea Salazar Vega, Ângela Prysthon, Cecilia Gil Mariño, Ceiça Ferreira, Cristian Vargas Paillahueque, Maria Fernanda Osorio Arias e Pablo Piedras. Temos consciência de que a publicação está longe de esgotar a diversidade de perspectivas sobre o cinema e o audiovisual que informam nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão na unila, e preferimos que seja assim. Como afirmamos na apresentação do livro, trata-se antes de mais nada de um começo de conversa; uma maneira de nos colocarmos em contato e em movimento. Não apenas reconhecemos a parcialidade do recorte, como também nos agrada constatar a impossibilidade de fazer corresponder os textos e seus respectivos autores a qualquer um desses eixos exclusivamente. Cada trabalho é por si só um ponto de convergência entre os elementos que elencamos acima, consistindo, portanto, em modos de formular respostas – parciais, contingentes – às tensões que atravessam nossa atuação na universidade, bem como o campo cinematográfico em sentido mais amplo. Isso significa dizer que o arranjo proposto aqui é, em certa medida, intercambiável. Convidamos os leitores e leitoras a retraçar conexões entre os capítulos, temas e propostas teórico-metodológicas que compõem o livro. Além de organizadores, somos responsáveis pela tradução para o português do capítulo que abre o volume, “História e Memória em Primeira Pessoa”, de autoria do pesquisador argentino Pablo Piedras. Publicado inicialmente na obra que resulta de sua pesquisa de doutorado, o texto aborda a produção argentina contemporânea que se agrupa sob a designação de “documentários subjetivos” e que, como tais, confrontam uma série de interrogantes estéticos, éticos e políticos em torno do passado recente do país. Trata-se de uma referência importante para a articulação do pensamento audiovisual centrado nas tensões históricas que atravessam o subcontinente e, de modo muito particular, o cone sul. Traduzi-lo foi uma maneira que encontramos de acionar o bilinguismo como potência de circulação e diálogo, inclusive em nossa instituição. O texto já circula bastante aqui, mas acreditamos que sua versão em português pode ampliar o acesso e, com isso, subsidiar debates que consideramos fundamentais. De fato, é o que desejamos com a proposição desse livro como um todo: que ele cumpra sua função de divulgação científica e de estímulo ao pensamento crítico.EDUNILA2021-05-31T18:05:42Z2021-05-31T18:05:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfTrânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema/ Eduardo Dias Fonseca (Org.); Fábio Allan Mendes Ramalho (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2020.978-65-86342-02-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6127porFonseca, Eduardo Dias (Org.)Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.)reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-11T13:26:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6127Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:26:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
title |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
spellingShingle |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema Fonseca, Eduardo Dias (Org.) Cinema América Latina Cultura Latino-Americana Sociedade Latino-Americana |
title_short |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
title_full |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
title_fullStr |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
title_full_unstemmed |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
title_sort |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema |
author |
Fonseca, Eduardo Dias (Org.) |
author_facet |
Fonseca, Eduardo Dias (Org.) Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.) |
author_role |
author |
author2 |
Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Eduardo Dias (Org.) Ramalho, Fábio Allan Mendes (Org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema América Latina Cultura Latino-Americana Sociedade Latino-Americana |
topic |
Cinema América Latina Cultura Latino-Americana Sociedade Latino-Americana |
description |
Trânsitos e Subjetividades Latino-Americanas no Cinema surge do desejo de delinear algumas linhas de força em torno de inquietações que marcam nossa atuação como pesquisadores do campo do cinema e do audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Responde, portanto, não à pretensão de um panorama da produção da área em nosso contexto institucional, mas ao estabelecimento de alguns diálogos possíveis em torno de questões que nos interessam e interpelam especialmente. Do esforço de traçar pontos de articulação entre pesquisas gestadas em diferentes contextos territoriais, institucionais e mesmo a partir das distintas subjetividades implicadas em propostas de escrita, surge uma série de eixos tais como a memória e o passado; os marcadores de gênero e raça como dispositivos imagéticos e críticos; os entrecruzamentos entre o cinema e outras artes, tais como a literatura e a música; a alteridade e as dinâmicas relacionais intersubjetivas que se estabelecem entre sujeitos políticos e comunidades diversas; os territórios, paisagens e geografias – existentes ou sonhadas – que desenham o subcontinente; a colonialidade e os deslocamentos políticos, espaciais e imaginários que fundam o exercício do olhar e da escuta a partir de posições latino-americanistas que são, elas mesmas, heterogêneas e em disputa. Entre as contribuições de docentes da UNILA, o volume inclui textos de Francieli Rebelatto, Ignacio del Valle Dávila e Virginia Osorio Flôres. Por sua vez, quanto aos autores e autoras convidadas que atuam em outras instituições e países como Brasil, Chile, Argentina e Colômbia, contamos com as contribuições de Andrea Molfetta, Andrea Salazar Vega, Ângela Prysthon, Cecilia Gil Mariño, Ceiça Ferreira, Cristian Vargas Paillahueque, Maria Fernanda Osorio Arias e Pablo Piedras. Temos consciência de que a publicação está longe de esgotar a diversidade de perspectivas sobre o cinema e o audiovisual que informam nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão na unila, e preferimos que seja assim. Como afirmamos na apresentação do livro, trata-se antes de mais nada de um começo de conversa; uma maneira de nos colocarmos em contato e em movimento. Não apenas reconhecemos a parcialidade do recorte, como também nos agrada constatar a impossibilidade de fazer corresponder os textos e seus respectivos autores a qualquer um desses eixos exclusivamente. Cada trabalho é por si só um ponto de convergência entre os elementos que elencamos acima, consistindo, portanto, em modos de formular respostas – parciais, contingentes – às tensões que atravessam nossa atuação na universidade, bem como o campo cinematográfico em sentido mais amplo. Isso significa dizer que o arranjo proposto aqui é, em certa medida, intercambiável. Convidamos os leitores e leitoras a retraçar conexões entre os capítulos, temas e propostas teórico-metodológicas que compõem o livro. Além de organizadores, somos responsáveis pela tradução para o português do capítulo que abre o volume, “História e Memória em Primeira Pessoa”, de autoria do pesquisador argentino Pablo Piedras. Publicado inicialmente na obra que resulta de sua pesquisa de doutorado, o texto aborda a produção argentina contemporânea que se agrupa sob a designação de “documentários subjetivos” e que, como tais, confrontam uma série de interrogantes estéticos, éticos e políticos em torno do passado recente do país. Trata-se de uma referência importante para a articulação do pensamento audiovisual centrado nas tensões históricas que atravessam o subcontinente e, de modo muito particular, o cone sul. Traduzi-lo foi uma maneira que encontramos de acionar o bilinguismo como potência de circulação e diálogo, inclusive em nossa instituição. O texto já circula bastante aqui, mas acreditamos que sua versão em português pode ampliar o acesso e, com isso, subsidiar debates que consideramos fundamentais. De fato, é o que desejamos com a proposição desse livro como um todo: que ele cumpra sua função de divulgação científica e de estímulo ao pensamento crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-31T18:05:42Z 2021-05-31T18:05:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema/ Eduardo Dias Fonseca (Org.); Fábio Allan Mendes Ramalho (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2020. 978-65-86342-02-4 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6127 |
identifier_str_mv |
Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema/ Eduardo Dias Fonseca (Org.); Fábio Allan Mendes Ramalho (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2020. 978-65-86342-02-4 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161897068625920 |