Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tunubalá Trochez, Camila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7690
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_1e54bf9334fee9ab74cb710499c44c11
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7690
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionariosDesenvolvimento cognitivo; dicionários pedagógicos; definições oracionais; definições espontâneas; metalinguagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Como durante meu estágio na escola tive que trabalhar com o gênero textual verbete, pedindo para que as crianças definissem algumas palvras, vi que elas definem de uma forma muito própria, particular, diferente do que vemos nos dicionários. Depois descobri um dicionário em espanhol feito com definições espontâneas dadas por crianças, Casa de las Estrellas, um de português, Diccionario De Humor Infantil e um de francês, Le Gros Dico Des Tout Petits, todos feitos com definições dadas por crianças, e percebi que havia uma semelhança entre a forma de definir de meus alunos e as definições espontâneas destes dicionários y que todas eram diferentes daquilo que está nos dicionários escolares. Tendo em conta esta situação, decidi fazer este trabalho que tem como objetivos, comparar as definições utilizadas pelas crianças nas suas definições espontâneas com as definições dadas pelos dicionários e verificar se os dicionários levam em consideração aspectos emocionais, sensoriais e racionais, assim como fazem as crianças ao definir de forma espontânea. Sendo assim, resolvi fazer uma comparação para confirmar se isso realmente estava acontecendo ou não. Analisei os dicionários feitos por crianças e os dicionários publicados por editoras, de acordo com a tipologia definitória de Rossi (2001), e de fato os dicionários estão privilegiando definições racionais, intralinguísticas, diferentes da forma como as crianças costumam definir, que se concentram mais em definições emocionais, extralinguísticas. Os dicionários que não são pedagógicos não usam definições oracionais e estão muito distantes da realidade das crianças porque sua metalinguagem oferece uma barreira para a compreensão, ao contrário dos pedagógicos que utilizam definições oracionais incluindo o consulente nas definições como se estivessem conversando com ele, mas que ainda estão distantes da forma como as crianças definem Apesar da evolução com as definições oracionales ainda falta muito para fazer.Rosa, Miriam C. GarciaTunubalá Trochez, Camila2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfTUNUBALÁ TROCHEZ, C. Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios. Monografia (Letras Espanhol e Português como Linguas Estrangeiras. UNILA. Foz do Iguaçu. 79 p. 2023.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7690spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7690Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
title Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
spellingShingle Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
Tunubalá Trochez, Camila
Desenvolvimento cognitivo; dicionários pedagógicos; definições oracionais; definições espontâneas; metalinguagem
title_short Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
title_full Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
title_fullStr Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
title_full_unstemmed Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
title_sort Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
author Tunubalá Trochez, Camila
author_facet Tunubalá Trochez, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Miriam C. Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Tunubalá Trochez, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo; dicionários pedagógicos; definições oracionais; definições espontâneas; metalinguagem
topic Desenvolvimento cognitivo; dicionários pedagógicos; definições oracionais; definições espontâneas; metalinguagem
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TUNUBALÁ TROCHEZ, C. Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios. Monografia (Letras Espanhol e Português como Linguas Estrangeiras. UNILA. Foz do Iguaçu. 79 p. 2023.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7690
identifier_str_mv TUNUBALÁ TROCHEZ, C. Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios. Monografia (Letras Espanhol e Português como Linguas Estrangeiras. UNILA. Foz do Iguaçu. 79 p. 2023.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7690
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285239311826944