As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yokota, Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2432
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_1ec908273fe27950e2e2d9f303434b45
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2432
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultosProdução em espanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A realização ou não dos clíticos tem sido o objeto de estudo preferencial das pesquisas sobre as inversas assimetrias entre o PB e o espanhol desenvolvidas a partir de González (1994). Nesta apresentação, porém, dedicamonos a analisar o uso das formas tônicas na produção de estudantes brasileiros adultos a partir de corpora de pesquisas anteriores, Yokota (2007, 2010, 2015), e atuais, Rosa (2016). Os contextos a serem analisados nas produções em espanhol de estudante brasileiros não abordarão os usos de pronomes pessoais sujeito, mas sim os argumentos internos do verbo: (1) os usos em contextos em que há verbos transitivos de dois ou de três argumentos com e sem duplicação de complementos (lo vi a él, no a ella / se lo dije a él, no a ella), (2) verbos intransitivos de dois argumentos, sendo um deles complemento indireto em espanhol (A mí me gustan los dulces vs. Me gustan los dulces) e (3) contextos em que a forma possessiva é expressa por pronome clítico no espanhol (Me limpié los zapatos vs. Eu limpei [os] meus sapatos). As amostras serão analisadas a partir de González (1999 e 2008), Fanjul (2014), Groppi (1997) e dos estudos descritivos sobre o espanhol reunidos em Bosque e Demonte (1999); pretendemos demonstrar que a forte tendência ao uso de formas tônicas na produção em espanhol de brasileiros pode ser comum no primeiro cenário de aquisição do espanhol por falantes de português (Kulikowski; González, 1999), porém, que esta tendência não se mantém no decorrer do processo de aquisição por diferentes razões, entre as quais destacamos a percepção do input, a influência da educação formal e a intervenção da instrução na história de aprendizagem dos participantes que contribuíram para formar o corporaUNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessYokota, Rosareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:31Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2432Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:31Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
title As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
spellingShingle As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
Yokota, Rosa
Produção em espanhol
title_short As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
title_full As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
title_fullStr As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
title_full_unstemmed As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
title_sort As formas tônicas na produção em espanhol de aprendizes brasileiros adultos
author Yokota, Rosa
author_facet Yokota, Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yokota, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Produção em espanhol
topic Produção em espanhol
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2432
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285233166123008