Estou grávida e agora??......Roda de conversa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4505 |
Resumo: | O presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, com foco na promoção de saúde perinatal a partir da formação de grupos educativos multi e interdisciplinar. Objetivo: Aumentar o nível de conhecimento entre gestantes e acompanhantes em relação à gravidez, parto e puerpério por meio de grupos educativos em atenção primária em saúde, como estratégia de um programa de intervenção familiar perinatal, para reduzir as complicações materno-fetais no Município de Foz do Iguaçu e São Miguel de Iguaçu. A metodologia contou com 5 etapas: Avaliação do cronograma de atividades; identificação das gestantes e acompanhantes; apresentação dos educadores; elaboração do material didático e dinâmica de grupo; registro das avaliações orais individuais e de grupo. Nos resultados foram descritos: características do sujeito de estudo (grávida e familiares), a dinâmica de funcionamento do grupo, participação da equipe na educação em saúde e registro das avaliações verbais dos participantes. Os grupos de gestantes auxiliam as grávidas e sua família a superar os tabus, mitos e também o fortalecimento do binômio mãe-feto, oferecendo maior tranquilidade e seguridade nessa fase sublime, além de maior compreensão e participação ativa do parceiro, criando laços afetivos mais fortes. Considerações finais: O estudo permite considerar que as práticas educativas com grupos de gestantes, contribuem para o fortalecimento da promoção de saúde e para transformar a realidade obstétrica, além de auxiliar na criação de vínculos entre profissionais, estudantes e comunidade, através da troca de experiências. |
id |
UNIL_1f8276637737872ab4f151bc3789f19c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4505 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Estou grávida e agora??......Roda de conversaAtenção primária a saúdeEducação em saúdeGrupo de gestantesExtensãoUnilaSIEPESEUNIO presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, com foco na promoção de saúde perinatal a partir da formação de grupos educativos multi e interdisciplinar. Objetivo: Aumentar o nível de conhecimento entre gestantes e acompanhantes em relação à gravidez, parto e puerpério por meio de grupos educativos em atenção primária em saúde, como estratégia de um programa de intervenção familiar perinatal, para reduzir as complicações materno-fetais no Município de Foz do Iguaçu e São Miguel de Iguaçu. A metodologia contou com 5 etapas: Avaliação do cronograma de atividades; identificação das gestantes e acompanhantes; apresentação dos educadores; elaboração do material didático e dinâmica de grupo; registro das avaliações orais individuais e de grupo. Nos resultados foram descritos: características do sujeito de estudo (grávida e familiares), a dinâmica de funcionamento do grupo, participação da equipe na educação em saúde e registro das avaliações verbais dos participantes. Os grupos de gestantes auxiliam as grávidas e sua família a superar os tabus, mitos e também o fortalecimento do binômio mãe-feto, oferecendo maior tranquilidade e seguridade nessa fase sublime, além de maior compreensão e participação ativa do parceiro, criando laços afetivos mais fortes. Considerações finais: O estudo permite considerar que as práticas educativas com grupos de gestantes, contribuem para o fortalecimento da promoção de saúde e para transformar a realidade obstétrica, além de auxiliar na criação de vínculos entre profissionais, estudantes e comunidade, através da troca de experiências.Proex/Unila2019-02-18T12:52:23Z2019-02-18T12:52:23Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4505porCHAVEZ TACAS, Liseth RosauraCAMPOS ARZE, Wilma Nancyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:45:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4505Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:45:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
title |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
spellingShingle |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura Atenção primária a saúde Educação em saúde Grupo de gestantes Extensão Unila SIEPE SEUNI |
title_short |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
title_full |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
title_fullStr |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
title_full_unstemmed |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
title_sort |
Estou grávida e agora??......Roda de conversa |
author |
CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura |
author_facet |
CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura CAMPOS ARZE, Wilma Nancy |
author_role |
author |
author2 |
CAMPOS ARZE, Wilma Nancy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAVEZ TACAS, Liseth Rosaura CAMPOS ARZE, Wilma Nancy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção primária a saúde Educação em saúde Grupo de gestantes Extensão Unila SIEPE SEUNI |
topic |
Atenção primária a saúde Educação em saúde Grupo de gestantes Extensão Unila SIEPE SEUNI |
description |
O presente estudo das ações de extensão tem como finalidade inserir os estudantes do curso de medicina da Universidade da Integração Latino –Americana (UNILA) em atividades com a comunidade e com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, com foco na promoção de saúde perinatal a partir da formação de grupos educativos multi e interdisciplinar. Objetivo: Aumentar o nível de conhecimento entre gestantes e acompanhantes em relação à gravidez, parto e puerpério por meio de grupos educativos em atenção primária em saúde, como estratégia de um programa de intervenção familiar perinatal, para reduzir as complicações materno-fetais no Município de Foz do Iguaçu e São Miguel de Iguaçu. A metodologia contou com 5 etapas: Avaliação do cronograma de atividades; identificação das gestantes e acompanhantes; apresentação dos educadores; elaboração do material didático e dinâmica de grupo; registro das avaliações orais individuais e de grupo. Nos resultados foram descritos: características do sujeito de estudo (grávida e familiares), a dinâmica de funcionamento do grupo, participação da equipe na educação em saúde e registro das avaliações verbais dos participantes. Os grupos de gestantes auxiliam as grávidas e sua família a superar os tabus, mitos e também o fortalecimento do binômio mãe-feto, oferecendo maior tranquilidade e seguridade nessa fase sublime, além de maior compreensão e participação ativa do parceiro, criando laços afetivos mais fortes. Considerações finais: O estudo permite considerar que as práticas educativas com grupos de gestantes, contribuem para o fortalecimento da promoção de saúde e para transformar a realidade obstétrica, além de auxiliar na criação de vínculos entre profissionais, estudantes e comunidade, através da troca de experiências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 2019-02-18T12:52:23Z 2019-02-18T12:52:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4505 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161902543241216 |