O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6263 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_213f1f154b425044159bb0bba7490704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6263 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de FronteiraEnsino de Espanhol. Educação Infantil. Contexto de Fronteira. Unidade Didática. Perspectivas Intercultural e Decolonial.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O presente trabalho teve como objetivos principais refletir sobre a atual situação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA) para crianças, enfocando a língua espanhola e a formação de professores nos cursos de Letras de universidades públicas e apresentar propostas didáticas para este ensino. Nossa análise e proposições partiram do contexto de tríplice fronteira (mais especificamente o do município de Foz do Iguaçu-PR) e da defesa dos direitos de aprendizagem das crianças. Vivemos em uma grande aldeia global plurilíngue e multicultural, e o contato com outras línguas e culturas permite o acesso a outros mundos, realidades, modos de pensar, agir e sentir, bem como à construção de sujeitos que reconheçam e valorizem a diversidade (linguística, étnica, cultural etc.). A construção desses valores está prevista nos documentos educacionais oficiais no Brasil, especialmente no que corresponde ao ensino e à aprendizagem de LE/LA, e ainda que nosso sistema educativo público não contemple a disciplina de LE/LA como obrigatória para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é sabido que em escolas da rede privada, sua oferta ocorre, mesmo sem respaldo legal e orientações específicas quanto a objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação, o que pode contribuir tanto para a ausência de uma formação linguística e pedagógica adequada do professorado quanto na infração de direitos de aprendizagens das crianças entre os 5 e 6 anos. Assim, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da legislação educacional brasileira no que diz respeito ao ensino de LA/LE e às diretrizes para o trabalho com estas crianças (BRASIL, 1996, 1998, 2006, 2017) e em possibilidades de práticas de atuação docente, a partir de reflexões de autores como BOÉSSIO (2005, 2010), Fernández e Rinaldi (2009, 2013), Rinaldi (2011), Villani (2013), entre outros. Esta pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa e o processo de planejamento da Unidade Didática proposta para a Educação Infantil esteve orientado pelos conceitos de unidade e sequência didática, pelas perspectivas intercultural e decolonial no ensino de LE/LA e pelos campos de experiência para a Educação Infantil (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MATOS, 2014; BRASIL, 2017).OrientaçãoRibeiro, Camila da Silva2021-09-08T19:43:26Z2021-09-08T19:43:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:52Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6263Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
title |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
spellingShingle |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira Ribeiro, Camila da Silva Ensino de Espanhol. Educação Infantil. Contexto de Fronteira. Unidade Didática. Perspectivas Intercultural e Decolonial. |
title_short |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
title_full |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
title_fullStr |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
title_full_unstemmed |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
title_sort |
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira |
author |
Ribeiro, Camila da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Camila da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Camila da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Espanhol. Educação Infantil. Contexto de Fronteira. Unidade Didática. Perspectivas Intercultural e Decolonial. |
topic |
Ensino de Espanhol. Educação Infantil. Contexto de Fronteira. Unidade Didática. Perspectivas Intercultural e Decolonial. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-08T19:43:26Z 2021-09-08T19:43:26Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6263 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161905682677760 |