Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2630 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_228828c5b2bf4705879c235646aada79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2630 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo FreireDireitos humanosPaulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiroPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire (1967), bem como os estudos de Silva (2009), Libâneo (1992), Martins (1999) e Mizukami (1986) para o desenvolvimento do projeto. Com base nas observações realizadas, optou-se por trabalhar com o tema gerador reciclagem, pois grande parte dos alunos da turma tem esta como sua profissão. Deste modo foram realizadas diversas ações, que contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos bem como para a melhoria da prática das bolsistas PIBID. O projeto continua sendo desenvolvido com os alunos, agora sendo ampliada a discussão sobre a garantia dos direitos básicos aos cidadãos, com a confecção de um jornal, como forma de socializar os conhecimentos construídos ao longo do ano2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Ana Luiza VidalVelho, Amanda Caroliny MelnikSiqueira, Ana Paula de Moraes deDantas, Rosilania da Rochareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:33Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2630Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:33Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
title |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
spellingShingle |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire Vaz, Ana Luiza Vidal Direitos humanos Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
title_short |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
title_full |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
title_fullStr |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
title_sort |
Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire |
author |
Vaz, Ana Luiza Vidal |
author_facet |
Vaz, Ana Luiza Vidal Velho, Amanda Caroliny Melnik Siqueira, Ana Paula de Moraes de Dantas, Rosilania da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Velho, Amanda Caroliny Melnik Siqueira, Ana Paula de Moraes de Dantas, Rosilania da Rocha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Ana Luiza Vidal Velho, Amanda Caroliny Melnik Siqueira, Ana Paula de Moraes de Dantas, Rosilania da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
topic |
Direitos humanos Paulo Freire (1921-1997) - educador, pedagogo e filósofo brasileiro Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2630 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285258945363968 |