Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6141 |
Resumo: | Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que lida? Como estabelecer metas e definir as prioridades? Para responder a essas e a outras questões, é preciso voltar nosso olhar aos textos desta coletânea que intenciona lançar luz sobre questões tão caras a quem está comprometido com o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta obra resulta da parceria das organizadoras – as linguistas e professoras Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil), e Mercedes Causse Cathcart, da Universidad de Oriente, Cuba –, que não se limitam a atuar como docentes comprometidas com um ensino de qualidade e se destacam pela busca do aprimoramento de seu trabalho e pelo interesse em responder às inúmeras perguntas que se colocam no dia a dia. Trata-se de um conjunto de artigos instigantes e desafiadores, cuidadosamente reunidos e voltados para a construção de um trabalho coletivo em que novos saberes são regidos tanto pela prática do educador quanto pelos relatos de experiência. As reflexões que a obra instiga conduzem a sugestões de políticas direcionadas para o ensino do português e do espanhol como línguas estrangeiras. Neste livro, valoriza-se a existência de programa para preparação e capacitação de professores, a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e o estímulo à divulgação da cultura dos países em que esses idiomas são falados. Além do estabelecimento de diretrizes para a condução da prática pedagógica, encontram-se aqui propostas de ensino de língua, cultura e sociedade por meio de textos que tratam da história desses países, bem como da inserção de saberes socioculturais nos materiais didáticos destinados ao aluno de PLE e de ELE. Levando-se em conta o contexto do aprendizado, os conhecimentos sociolinguísticos a serem trabalhados e os conhecimentos interculturais a serem abordados, ainda se sugere, neste livro, o uso da sequência didática – considerada uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da proficiência dos aprendizes de línguas estrangeiras. Os textos da coletânea são enriquecedores não apenas pelas teorias que os fundamentam, mas também pelo dinamismo das abordagens que estimulam a prática didática, seja pelas técnicas de ensino de língua estrangeira, seja pelas sugestões de planejamento de atividades comunicativas e interativas. |
id |
UNIL_244eee7f9941612609f6db29dc1beb9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6141 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y españolLíngua, sociedade e interculturalidade no ensino-aprendizagem do português e do espanholEnsino de língua estrangeiraEnsino – língua portuguesa - língua espanholaSociolinguísticaFormação de professoresComo pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que lida? Como estabelecer metas e definir as prioridades? Para responder a essas e a outras questões, é preciso voltar nosso olhar aos textos desta coletânea que intenciona lançar luz sobre questões tão caras a quem está comprometido com o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta obra resulta da parceria das organizadoras – as linguistas e professoras Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil), e Mercedes Causse Cathcart, da Universidad de Oriente, Cuba –, que não se limitam a atuar como docentes comprometidas com um ensino de qualidade e se destacam pela busca do aprimoramento de seu trabalho e pelo interesse em responder às inúmeras perguntas que se colocam no dia a dia. Trata-se de um conjunto de artigos instigantes e desafiadores, cuidadosamente reunidos e voltados para a construção de um trabalho coletivo em que novos saberes são regidos tanto pela prática do educador quanto pelos relatos de experiência. As reflexões que a obra instiga conduzem a sugestões de políticas direcionadas para o ensino do português e do espanhol como línguas estrangeiras. Neste livro, valoriza-se a existência de programa para preparação e capacitação de professores, a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e o estímulo à divulgação da cultura dos países em que esses idiomas são falados. Além do estabelecimento de diretrizes para a condução da prática pedagógica, encontram-se aqui propostas de ensino de língua, cultura e sociedade por meio de textos que tratam da história desses países, bem como da inserção de saberes socioculturais nos materiais didáticos destinados ao aluno de PLE e de ELE. Levando-se em conta o contexto do aprendizado, os conhecimentos sociolinguísticos a serem trabalhados e os conhecimentos interculturais a serem abordados, ainda se sugere, neste livro, o uso da sequência didática – considerada uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da proficiência dos aprendizes de línguas estrangeiras. Os textos da coletânea são enriquecedores não apenas pelas teorias que os fundamentam, mas também pelo dinamismo das abordagens que estimulam a prática didática, seja pelas técnicas de ensino de língua estrangeira, seja pelas sugestões de planejamento de atividades comunicativas e interativas.EDUNILA2021-06-17T14:38:49Z2021-06-17T14:38:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español = língua, sociedade e interculturalidade no ensino-aprendizagem do português e do espanhol / Francisca Paula Maia Soares e Mercedes Causse Cathcart (organizadoras) - Foz do Iguaçu (PR): EDUNILA, 2019.978-85-92964-09-2https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6141porSoares, Francisca Paula Maia (Org.)Cathcart, Mercedes Causse (Org.)reponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-11T13:26:35Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6141Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:26:35Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español Língua, sociedade e interculturalidade no ensino-aprendizagem do português e do espanhol |
title |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
spellingShingle |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español Soares, Francisca Paula Maia (Org.) Ensino de língua estrangeira Ensino – língua portuguesa - língua espanhola Sociolinguística Formação de professores |
title_short |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
title_full |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
title_fullStr |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
title_full_unstemmed |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
title_sort |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español |
author |
Soares, Francisca Paula Maia (Org.) |
author_facet |
Soares, Francisca Paula Maia (Org.) Cathcart, Mercedes Causse (Org.) |
author_role |
author |
author2 |
Cathcart, Mercedes Causse (Org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Francisca Paula Maia (Org.) Cathcart, Mercedes Causse (Org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira Ensino – língua portuguesa - língua espanhola Sociolinguística Formação de professores |
topic |
Ensino de língua estrangeira Ensino – língua portuguesa - língua espanhola Sociolinguística Formação de professores |
description |
Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que lida? Como estabelecer metas e definir as prioridades? Para responder a essas e a outras questões, é preciso voltar nosso olhar aos textos desta coletânea que intenciona lançar luz sobre questões tão caras a quem está comprometido com o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta obra resulta da parceria das organizadoras – as linguistas e professoras Francisca Paula Soares Maia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil), e Mercedes Causse Cathcart, da Universidad de Oriente, Cuba –, que não se limitam a atuar como docentes comprometidas com um ensino de qualidade e se destacam pela busca do aprimoramento de seu trabalho e pelo interesse em responder às inúmeras perguntas que se colocam no dia a dia. Trata-se de um conjunto de artigos instigantes e desafiadores, cuidadosamente reunidos e voltados para a construção de um trabalho coletivo em que novos saberes são regidos tanto pela prática do educador quanto pelos relatos de experiência. As reflexões que a obra instiga conduzem a sugestões de políticas direcionadas para o ensino do português e do espanhol como línguas estrangeiras. Neste livro, valoriza-se a existência de programa para preparação e capacitação de professores, a formação continuada dos profissionais que atuam no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE) e o estímulo à divulgação da cultura dos países em que esses idiomas são falados. Além do estabelecimento de diretrizes para a condução da prática pedagógica, encontram-se aqui propostas de ensino de língua, cultura e sociedade por meio de textos que tratam da história desses países, bem como da inserção de saberes socioculturais nos materiais didáticos destinados ao aluno de PLE e de ELE. Levando-se em conta o contexto do aprendizado, os conhecimentos sociolinguísticos a serem trabalhados e os conhecimentos interculturais a serem abordados, ainda se sugere, neste livro, o uso da sequência didática – considerada uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da proficiência dos aprendizes de línguas estrangeiras. Os textos da coletânea são enriquecedores não apenas pelas teorias que os fundamentam, mas também pelo dinamismo das abordagens que estimulam a prática didática, seja pelas técnicas de ensino de língua estrangeira, seja pelas sugestões de planejamento de atividades comunicativas e interativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-06-17T14:38:49Z 2021-06-17T14:38:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español = língua, sociedade e interculturalidade no ensino-aprendizagem do português e do espanhol / Francisca Paula Maia Soares e Mercedes Causse Cathcart (organizadoras) - Foz do Iguaçu (PR): EDUNILA, 2019. 978-85-92964-09-2 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6141 |
identifier_str_mv |
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español = língua, sociedade e interculturalidade no ensino-aprendizagem do português e do espanhol / Francisca Paula Maia Soares e Mercedes Causse Cathcart (organizadoras) - Foz do Iguaçu (PR): EDUNILA, 2019. 978-85-92964-09-2 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161899743543296 |