Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiviago-Ansuberro, Carina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bouzó-Martínez, Alejandro, Cabrera-Canabal, Lucía
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5702
Resumo: O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
id UNIL_25de6804c33cdb2ecdd57daeeaf0c3b7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5702
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)Estudiantes extranjerosMigraciónO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.En el marco de las líneas de acción del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa), desde el año 2013 se desarrollan un conjunto de estrategias dirigidas a estudiantes extranjeros que participan en programas de movilidad, en coordinación con el Servicio de Relaciones Internacionales de la Udelar. Se realizan actividades de bienvenida a los estudiantes cada semestre, y desde el 2017 se incluye la coordinación con tutores estudiantiles con el objeto de realizar un acompañamiento durante el período que se encuentran en el país y se organiza la participación y el intercambio estudiantil en diversas actividades en la ciudad de Montevideo. En este momento (primer semestre 2019) se está trabajando con unos 90 estudiantes extranjeros provenientes de diversos programas de movilidad. Cifra que ha ido creciendo año a año y donde se evidencia un sostenido cambio en los perfiles de los estudiantes.Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA2019-09-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5702spainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiviago-Ansuberro, CarinaBouzó-Martínez, AlejandroCabrera-Canabal, Lucíareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:30:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5702Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:30:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
title Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
spellingShingle Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
Santiviago-Ansuberro, Carina
Estudiantes extranjeros
Migración
title_short Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
title_full Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
title_fullStr Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
title_full_unstemmed Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
title_sort Estrategias de acompañamiento y orientación a estudiantes extranjeros del Programa de Respaldo al Aprendizaje (Progresa)
author Santiviago-Ansuberro, Carina
author_facet Santiviago-Ansuberro, Carina
Bouzó-Martínez, Alejandro
Cabrera-Canabal, Lucía
author_role author
author2 Bouzó-Martínez, Alejandro
Cabrera-Canabal, Lucía
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiviago-Ansuberro, Carina
Bouzó-Martínez, Alejandro
Cabrera-Canabal, Lucía
dc.subject.por.fl_str_mv Estudiantes extranjeros
Migración
topic Estudiantes extranjeros
Migración
description O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5702
identifier_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5702
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285241889226752