Estéticas afro-latino-americanas: o rap nos espaços virtuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/789 |
Resumo: | Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Antropologia - 05/06/12 - 08h00 às 12h00 - Unila-Centro - Sala 17 - 3o Piso |
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Estéticas afro-latino-americanas: o rap nos espaços virtuaisCulturaRap (Música)LéxicoAntropologiaAnais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Antropologia - 05/06/12 - 08h00 às 12h00 - Unila-Centro - Sala 17 - 3o PisoEssa apresentação visa demonstrar os resultados do projeto de pesquisa aqui apresentado que faz parte do projeto "Estéticas afro-latino-americanas: o rap redefinindo fronteiras". Orientado pelos apontamentos te - óricos sobre a Cultura (GEERTZ, 2011), diásporas africanas (HALL, 2006, LAHNI, 2009) e a lexicologia (OLIVEIRA, 2009; VILELA, 1994), o levantamento realizado na Internet, importante meio de veiculação desta produção artístico-musical, nos direcionaram para uma observação etnográfica sobre o Movimento hip-hop de modo a refletir como essa manifestação cultural se rearticula em contextos afro-latino-ameri - canos, mais especificamente na cidade de Foz do Iguaçu. A partir dos apontamentos teóricos percebemos que as músicas de rap de Foz do Iguaçu trazem a luz uma realidade não só linguística como também cul - tural e social dessa comunidade. Nesta análise utilizamos a música "Contando Mortos" do rapper Mano Zeu que faz parte do CD Brasil Ilegal. Esta música, uma das principais do CD, aborda as relações no con - texto de fronteira do qual faz parte a cidade de Foz do Iguaçu e torna-se tema de discussão deste projeto de pesquisa. A proposta visa refletir sobre os fluxos que ocorrem na fronteira entre este país, neste caso, especificamente Brasil e Paraguai. Nessa perspectiva, percebemos que os fatos da cultura são (re) defini - dos pelo léxico, à medida que ele recorta realidades do mundo. A música escolhida para esta análise foi selecionada a partir do trabalho de campo realizado na cidade através de entrevista, observação, coleta de material fotográfico e informações contidas na Internet entre elas músicas veiculadas por diferentes gru - pos de rap locais. Neste trabalho de campo, a entrevista realizada foi com o rapper Mano Zeu, que discor - rendo sobre sua trajetória de vida nos fazia perceber como estas fronteiras nacionais recebem outros signi - ficados e que podem ser transpostas por vários motivos, entre os quais podemos citar as práticas do Movi- mento hip hop. A música estabelece relações de sociabilidade entre estes jovens e transpõe fronteiras quando estabelecem fluxos que permitem que estas práticas e experiências musicais circulem entre fron - teiras.Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Souza, Angela Maria deSilva, Ronaldo2012-06-05info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:36:37Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/789Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:36:37Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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