Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6315
Resumo: Nos últimos anos, a humanidade vem sofrendo uma crise energética devido a modernização acelerada. Como as fontes convencionais de energia estão tendo um alto impacto na degradação do meio ambiente, energias renóvaveis são a alternativa. Dentre as fontes renováveis, a energia solar fotovoltaica vem ganhando destaque, mais precisamente, os filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), pois estes possuem muitas vantagens como: serem leves, semitransparentes, flexíveis e se adequarem as mais diversas superfícies. Porém, para filmes fotovoltaicos orgânicos serem largamente difundidos é necessário estudar soluções para a otimização de sua eficiência e tempo de vida, nos quais são diretamente afetados pelo efeito do sombreamento parcial. Visando isto, fez-se a implementação de 2 métodos de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT), o Perturba e Observa e o Condutância Incremental, no qual, atua em um conversor boost interligado a uma célula/linha fotovoltaica orgânica. Este sistema foi simulado no software MATLAB/SIMULINK, no qual, se variou o valor da perturbação do ciclo de trabalho ∆D e foi analisado perante mudanças de irradiância, para analisar o funcionamento de uma única linha OPV. Os resultados obtidos para ∆D de 0,000002 foram os mais satisfatórios, sendo que, os gráficos da potência da linha para o método Perturba e Observa e para o método Condutância Incremental foram muito similares, apresentando mesmo tempo de subida e mesma oscilação de potência. Este foi um trabalho inicial, onde obtiveram-se resultados bastante eficazes e aptos a mitigarem o efeito do sombreamento parcial em linhas fotovoltaicas orgânicas, aumentarem o seu tempo de vida, e portanto, esta tecnologia fotovoltaica poderá ser cada vez mais expandida.
id UNIL_288e79126262bfb48b4c3c7aa42fd8e0
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6315
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.energia solar fotovoltaica, OPV, MPPT, célula fotovoltaica orgânica, conversor boost, eletrônica flexível.Nos últimos anos, a humanidade vem sofrendo uma crise energética devido a modernização acelerada. Como as fontes convencionais de energia estão tendo um alto impacto na degradação do meio ambiente, energias renóvaveis são a alternativa. Dentre as fontes renováveis, a energia solar fotovoltaica vem ganhando destaque, mais precisamente, os filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), pois estes possuem muitas vantagens como: serem leves, semitransparentes, flexíveis e se adequarem as mais diversas superfícies. Porém, para filmes fotovoltaicos orgânicos serem largamente difundidos é necessário estudar soluções para a otimização de sua eficiência e tempo de vida, nos quais são diretamente afetados pelo efeito do sombreamento parcial. Visando isto, fez-se a implementação de 2 métodos de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT), o Perturba e Observa e o Condutância Incremental, no qual, atua em um conversor boost interligado a uma célula/linha fotovoltaica orgânica. Este sistema foi simulado no software MATLAB/SIMULINK, no qual, se variou o valor da perturbação do ciclo de trabalho ∆D e foi analisado perante mudanças de irradiância, para analisar o funcionamento de uma única linha OPV. Os resultados obtidos para ∆D de 0,000002 foram os mais satisfatórios, sendo que, os gráficos da potência da linha para o método Perturba e Observa e para o método Condutância Incremental foram muito similares, apresentando mesmo tempo de subida e mesma oscilação de potência. Este foi um trabalho inicial, onde obtiveram-se resultados bastante eficazes e aptos a mitigarem o efeito do sombreamento parcial em linhas fotovoltaicas orgânicas, aumentarem o seu tempo de vida, e portanto, esta tecnologia fotovoltaica poderá ser cada vez mais expandida.Ando Júnior, Oswaldo HideoCavallari, Marco RobertoMota, Ana Carolina2021info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:42:17Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6315Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:42:17Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
title Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
spellingShingle Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
Mota, Ana Carolina
energia solar fotovoltaica, OPV, MPPT, célula fotovoltaica orgânica, conversor boost, eletrônica flexível.
title_short Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
title_full Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
title_fullStr Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
title_full_unstemmed Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
title_sort Simulação de um conversor boost com MPPT digital para otimizar a geração de energia de uma linha de um Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) perante mudanças de irradiância.
author Mota, Ana Carolina
author_facet Mota, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ando Júnior, Oswaldo Hideo
Cavallari, Marco Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv energia solar fotovoltaica, OPV, MPPT, célula fotovoltaica orgânica, conversor boost, eletrônica flexível.
topic energia solar fotovoltaica, OPV, MPPT, célula fotovoltaica orgânica, conversor boost, eletrônica flexível.
description Nos últimos anos, a humanidade vem sofrendo uma crise energética devido a modernização acelerada. Como as fontes convencionais de energia estão tendo um alto impacto na degradação do meio ambiente, energias renóvaveis são a alternativa. Dentre as fontes renováveis, a energia solar fotovoltaica vem ganhando destaque, mais precisamente, os filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV), pois estes possuem muitas vantagens como: serem leves, semitransparentes, flexíveis e se adequarem as mais diversas superfícies. Porém, para filmes fotovoltaicos orgânicos serem largamente difundidos é necessário estudar soluções para a otimização de sua eficiência e tempo de vida, nos quais são diretamente afetados pelo efeito do sombreamento parcial. Visando isto, fez-se a implementação de 2 métodos de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT), o Perturba e Observa e o Condutância Incremental, no qual, atua em um conversor boost interligado a uma célula/linha fotovoltaica orgânica. Este sistema foi simulado no software MATLAB/SIMULINK, no qual, se variou o valor da perturbação do ciclo de trabalho ∆D e foi analisado perante mudanças de irradiância, para analisar o funcionamento de uma única linha OPV. Os resultados obtidos para ∆D de 0,000002 foram os mais satisfatórios, sendo que, os gráficos da potência da linha para o método Perturba e Observa e para o método Condutância Incremental foram muito similares, apresentando mesmo tempo de subida e mesma oscilação de potência. Este foi um trabalho inicial, onde obtiveram-se resultados bastante eficazes e aptos a mitigarem o efeito do sombreamento parcial em linhas fotovoltaicas orgânicas, aumentarem o seu tempo de vida, e portanto, esta tecnologia fotovoltaica poderá ser cada vez mais expandida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6315
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285262187560960