Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertola, Paula Bonomo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, João Arthur dos Santos de, Nagashima, Lucila Akiko, Batista, Rosely Elaine
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2662
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_2dbf70da70494198c111d9721fcf0b70
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2662
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científicaConhecimento científicoModelo atômicoTeste da chamaLuminescênciaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de compreensão por priorizar a memorização, interferindo negativamente no aprendizado destes conhecimentos. Assim, estratégias de ensino envolvendo a experimentação constituem importantes alternativas para favorecer a aprendizagem, porque criam situações de investigação para a formação de conceitos. O trabalho relata sobre algumas das atividades realizadas no Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi – E.F.M., em 2014, com os alunos do 9.° ano do Ensino Fundamental, integrantes do PIBID. A proposta de ensino visou, sobretudo, aproximar os conhecimentos científicos da realidade dos estudantes por meio de uma sequência didática distribuída sob as etapas de contextualização histórica, construção de modelos atômicos e atividades experimentais2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertola, Paula BonomoOliveira, João Arthur dos Santos deNagashima, Lucila AkikoBatista, Rosely Elainereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:56:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2662Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:56:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
title Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
spellingShingle Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
Bertola, Paula Bonomo
Conhecimento científico
Modelo atômico
Teste da chama
Luminescência
title_short Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
title_full Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
title_fullStr Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
title_full_unstemmed Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
title_sort Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
author Bertola, Paula Bonomo
author_facet Bertola, Paula Bonomo
Oliveira, João Arthur dos Santos de
Nagashima, Lucila Akiko
Batista, Rosely Elaine
author_role author
author2 Oliveira, João Arthur dos Santos de
Nagashima, Lucila Akiko
Batista, Rosely Elaine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertola, Paula Bonomo
Oliveira, João Arthur dos Santos de
Nagashima, Lucila Akiko
Batista, Rosely Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento científico
Modelo atômico
Teste da chama
Luminescência
topic Conhecimento científico
Modelo atômico
Teste da chama
Luminescência
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2662
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258327752704